Defensoria do Amazonas realiza Audiência Pública para construção participativa do orçamento de 2027

Audiência acontece no dia 12 de junho e reúne assistidos, lideranças comunitárias e servidores na definição das prioridades da instituição
Audiência acontece no dia 12 de junho e reúne assistidos, lideranças comunitárias e servidores na definição das prioridades da instituição

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realiza, no próximo dia 12 de junho, às 10h, uma Audiência Pública para a construção participativa do orçamento institucional referente ao ano de 2027. O evento, aberto à sociedade, tem como objetivo receber sugestões e contribuições de assistidos, lideranças comunitárias, órgãos públicos e entidades representativas e reforça o compromisso da instituição com a transparência e a escuta ativa da população que depende de seus serviços.

A reunião acontecerá na sede administrativa da DPE-AM, em Manaus, localizada na Avenida André Araújo, 679, com participação virtual dos núcleos e polos do interior do Amazonas, garantindo que vozes de todo o estado integrem o processo.

Para o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, o orçamento participativo é um instrumento de gestão e uma forma de reconhecer que as prioridades da instituição devem ser construídas junto com quem mais precisa dela.

“A construção participativa do orçamento é um ato de respeito à população que atendemos. Quando abrimos esse espaço de escuta, estamos dizendo que as demandas reais da sociedade precisam estar no centro das nossas decisões. Não é possível planejar uma Defensoria forte sem ouvir os assistidos, as lideranças comunitárias e os próprios servidores que estão na ponta do atendimento”, afirmou o Defensor Público Geral.

No dia da Audiência, os atendimentos nos polos do interior serão suspensos para permitir a participação de defensores e servidores na construção do orçamento. Casos urgentes continuarão sendo atendidos pelos plantonistas.

Orçamento construído com quem mais precisa da Justiça

A audiência acontece em um momento crítico para a instituição. O percentual de 1,6% da Receita Tributária Líquida, mantido pelo Governo no projeto enviado à Assembleia Legislativa do Amazonas, já não é suficiente para garantir o funcionamento regular da estrutura que a Defensoria consolidou nos últimos anos.

A folha de pagamento representa aproximadamente 92% da receita da DPE-AM. Somados contratos, estagiários, residentes jurídicos, diárias e demais despesas essenciais, a necessidade total anual chega a aproximadamente R$ 283 milhões, valor equivalente a 115% da receita projetada. Na prática, isso significa que, com o percentual atual, a Defensoria não consegue cobrir suas despesas obrigatórias, mesmo sem qualquer expansão de serviços.

A situação é agravada por uma perda que a instituição absorveu sozinha: a Defensoria Pública foi o único órgão autônomo diretamente atingido pela extinção do FUNDPAM — o Fundo Especial da instituição —, que deixou de receber o repasse de 5% sobre custas e emolumentos extrajudiciais a partir de janeiro de 2022, sem qualquer recomposição no duodécimo. Entre 2022 e 2025, essa supressão representou aproximadamente R$ 26,7 milhões retirados do orçamento da instituição, sem contrapartida.

E isso ocorre justamente quando a Defensoria registra crescimento histórico de produtividade. Entre 2020 e 2025, o número de atos realizados pela Defensoria mais que dobrou, passando de aproximadamente 295 mil para mais de 667 mil, sem qualquer alteração no percentual orçamentário da instituição.

No interior do estado, o crescimento foi ainda mais expressivo: 267% no mesmo período. O resultado foi possível por meio da reorganização de fluxos, criação de polos regionais, unidades descentralizadas, postos de atendimento avançado, ações itinerantes, mutirões temáticos e canais remotos.

Contribuições

A participação do público na definição das prioridades da Defensoria do Amazonas foi regulamentada pelo Edital nº 9/2026-GDPG/DPE/AM, que convoca a Audiência Pública para a construção da proposta orçamentária para 2027.

O documento estabelece as regras de participação presencial e virtual. Os interessados em realizar o uso da palavra durante a audiência, com tempo máximo de três minutos, devem se inscrever até o dia 10 de junho, por meio do formulário disponível no link: Clique aqui.

Também é possível encaminhar contribuições por escrito até as 10h do dia 12 de junho pelo formulário eletrônico: Clique aqui.

As sugestões recebidas irão subsidiar a elaboração da proposta orçamentária da Defensoria, contribuindo para o fortalecimento do acesso à justiça e dos serviços prestados à população em situação de vulnerabilidade.

O edital completo está disponível no Diário Oficial da Defensoria Pública e pode ser consultado em: Clique aqui.

Serviço:
O quê: Audiência Pública para construção participativa do orçamento da Defensoria Pública do Amazonas para 2027

Quando: 12 de junho de 2025, às 10h

Onde: Sede administrativa da DPE-AM, em Manaus, com participação virtual dos polos do interior do Amazonas (Parintins, Itacoatiara, Humaitá, Manicoré, Tefé, Tabatinga, Maués, Coari, Lábrea, São Gabriel da Cachoeira, Manacapuru, Eirunepé e Benjamin Constant)

Foto: Arquivo/DPE-AM

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo