Comissão Eleitoral da DPE-AM promove debate entre candidatos à Defensoria-Geral

Eleições acontecem na próxima sexta-feira (01/12), em Manaus e interior, em formato híbrido

A Comissão Eleitoral da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou, nesta terça-feira (28), um debate entre os candidatos ao cargo de Defensor Público-Geral para o biênio 2024-2026, cuja eleição acontece na próxima sexta-feira (1). A comissão foi instituída pelo Conselho Superior da DPE-AM.  

O evento foi realizado no auditório da sede da DPE-AM, no Aleixo, na Zona Sul de Manaus, e contou a participação dos três candidatos aptos à formação da lista tríplice. Defensores e defensoras puderam acompanhar o debate de forma presencial e on-line. Servidores do órgão também acompanharam o debate.

Durante o evento, Caroline Souza, Messi Castro e Rafael Barbosa, que disputam o comando da Defensoria-Geral, puderam apresentar suas propostas e projetos, visando o crescimento e o fortalecimento da DPE-AM.

O debate foi dividido em quatro etapas, onde os candidatos puderam falar sobre temas diversos, como atendimento ao público, interiorização e atuação estratégica. Eles também comentaram sobre a importância desse momento para a democracia na instituição.

O debate foi dividido em quatro etapas, onde os candidatos puderam falar sobre temas diversos

“O debate democrático nos fortalece enquanto instituição, e a Defensoria só tem a crescer”, destacou a defensora Caroline Souza. “Uma instituição forte é uma instituição democrática. Isso faz parte do nosso processo de amadurecimento institucional”, frisou o defensor Messi Castro. “Foi um momento especial para apresentarmos propostas e deliberarmos sobre o futuro. Todos nós ganhamos”, afirmou o defensor Rafael Barbosa.

As eleições para a Defensoria-Geral e para a nova composição do Conselho Superior da Defensoria Pública do Amazonas acontecem nesta sexta-feira (01/12), tanto na capital quanto no interior do estado. Ao todo, 140 defensores participam da votação.

Processo eleitoral

A escolha para a Defensoria-Geral se dá em duas etapas. Primeiro, com a votação interna entre os próprios defensores, para a formação de lista tríplice e, em seguida, com o envio dos nomes ao governador do estado, a quem cabe a escolha entres os três mais votados. No Conselho Superior, as oito cadeiras são ocupadas pelos mais votados.

Comissão Eleitoral acompanhou o debate.

Lista

A lista com os nomes dos candidatos aptos (por ordem alfabética) a participarem da eleição são:

Defensor(a) Público(a)-Geral:

1- Caroline Pereira de Souza

2- Messi Elmer Vasconcelos Castro

3- Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa

Membros do Conselho Superior

1ª Classe:

1- Ana Regina Souza

2- Eduardo César Rabello Ituassú

3- Manuela Cantanhede Veiga Antunes

2ª Classe:

1- Antonio Cavalcante de Albuquerque Junior

2- Arlindo Gonçalves dos Santos Neto

3- Larisse Silva Oliveira

4- Newton Ramon Cordeiro de Lucena

5- Marcelo da Costa Pinheiro

6- Thiago Nobre Rosas

3ª Classe:

1- Ellen Cristine Alves de Melo

2- Gabriel Herzog Kehde

3- Inácio de Araújo Navarro

4- Lorena Torres do Rosário

5- Oswaldo Machado Neto

4ª Classe:

1- Lucas Fernandes Matos

2- Murilo Menezes do Monte

3- Murilo Rodrigues Breda4- Renata Visco Costa de Almeida

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Pular para o conteúdo