Em Parintins, mutirão da Defensoria realiza mais de 450 atendimentos durante a semana

Ação atendeu as demandas relacionadas às áreas de Direito de Família e Registros Públicos (Fotos: Divulgação-DPE/AM)

Nesta semana, o programa Defensoria Itinerante e o Polo do Baixo Amazonas da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), com o apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, atenderam mais de 450 demandas nas áreas de Família e Registros Públicos durante o mutirão jurídico no município de Parintins.  

Os atendimentos iniciaram na última segunda-feira (17) e encerram nesta quinta (20), ofertando serviços gratuitos para a população na sede do polo. 

De acordo com o coordenador do programa e defensor público Danilo Germano, entre os principais serviços ofertados, o mais procurado foi acesso à pensão alimentícia. O mutirão também atendeu demandas na área de Registros Públicos, divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, entre outros. 

As ações do Itinerante recebem o apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para o progresso das atividades. “O convênio com o Governo Federal propõe o apoio material para o programa itinerante, o que possibilitará o avanço e facilitação nos atendimentos”, disse Germano.  

Sobre a Defensoria

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas é uma instituição cuja função é oferecer, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica às pessoas que não possuem condições financeiras de pagar as despesas de uma ação judicial ou extrajudicial. Além disto, a Defensoria promove a defesa dos direitos humanos, direitos individuais e coletivos e de grupos em situação vulnerável. A instituição não cobra por nenhum dos seus serviços.   

Atualmente, além da capital, a DPE-AM alcança 58 municípios por meio de 12 polos e quatro novas sedes na Região Metropolitana de Manaus (Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, Rio Preto da Eva e Iranduba) e cinco unidades descentralizadas (Apuí, Pauini, Benjamin Constant, Uarini e Barreirinha).   

Em 2022, a ampliação resultou no aumento de mais de 30% nos atendimentos prestados à população em relação a 2021. De janeiro a dezembro do ano passado, a Defensoria realizou mais de 800 mil atos de atendimentos nas áreas de Família, Cível e Criminal. Destes, 200 mil atos foram realizados no interior do AM. 

CANAL EXCLUSIVO PARA A IMPRENSA

Faça parte da comunidade DPE Notícias, pelo WhatsApp, o novo canal exclusivo para jornalistas criado pela Defensoria Pública do Amazonas para a distribuição de releases, fotos, vídeos e outros conteúdos para a imprensa.   

Para entrar, basta acessar o link https://chat.whatsapp.com/F39Xrs2JRiJKXytK8hJw9m   

Texto: Isabella Lima

Fotos: Divulgação-DPE/AM

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Skip to content