Declaração foi dada na cerimônia de posse do novo defensor geral de Rondônia, Victor Hugo Lima
“É importante sempre celebrar momentos como esse, porque eles representam o fortalecimento e o crescimento da Defensoria brasileira”. A declaração do defensor público do Amazonas (DPE/AM), Ricardo Paiva, foi dada na manhã desta sexta (21), na solenidade de posse do novo defensor-geral de Rondônia, Victor Hugo de Souza Lima. Ele substituiu o colega Hans Lucas Immich, que ocupou a função nos últimos quatro anos.
Ao lado de representantes das Defensorias do Brasil, Ricardo Paiva enalteceu o trabalho realizado pelo então defensor-geral Hans Lucas pelo crescimento da Defensoria de Rondônia durante a sua gestão.
“Ao mesmo tempo, estamos aqui para acolher o doutor Vitor Hugo, e mostrar para ele que a Defensoria precisa estar pujante, precisa estar em todas as comaras desse país atendendo os assistidos, olhando para aquelas pessoas que a cada dia procuram a Defensoria e querem nada mais, nada menos, do que resgatar sua esperança e sua dignidade”, disse Paiva, acrescentando que “é preciso celebrar cada passo que a Defensoria dá no país”.
O presidente do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores-Gerais (Condege), Oleno Matos, definiu a posse de Victor Hugo como “emblemática” não só para a Defensoria Pública de Rondônia, mas para a Defensoria brasileira.
“Como representantes do Condege estamos aqui para prestigiar e viver esse momento. A Defensoria Pública de Rondônia é uma das Defensorias mais atuantes e que tem um dos maiores crescimentos do país”, sustentou Oleno Matos.
Ao deixar o cargo, Hans Lucas Immich se disse satisfeito com o encerramento do ciclo à frente da DPE/RO. “Foram quatro anos vividos com muita intensidade. Tivemos uma pandemia no meio do caminho, com todas suas consequências cruéis para a humanidade, e também para os gestores, tendo em vista os reflexos orçamentários que trouxeram, mas, mesmo assim, a Defensoria, graças ao trabalho de defensores, defensoras, servidores e servidoras, conseguiu evoluir”.
O novo defensor público-geral de Rondônia ocupará a função durante o biênio 2023/2025. Antes, ele exerceu o cargo de corregedor-auxiliar da DPE/RO. A solenidade de posse foi prestigiada por diversas autoridades do estado.
“Convoco todos os defensores públicos a sonhar esse sonho comigo. Juntos somos mais fortes para enfrentar os desafios. Dedicarei todas as minhas forças para desempenhar essa missão. Devemos amplificar a voz daqueles que não conseguem se fazer ouvir”, sustentou Victor Hugo de Souza Lima.
Texto e Fotos: André Alves