A ação aconteceu nesta terça-feira (7), na sede Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Núcleo de Atendimento e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa (Nuappi), realizou uma palestra sobre violência digital contra a pessoa idosa, nesta terça-feira (7), para os alunos da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati). A ação faz parte da Operação Virtude e aconteceu na sede da instituição, na avenida Brasil, no bairro Santo Antônio.
Um dos temas abordados durante a palestra foi a importância do combate à desinformação, divulgação de fake news e golpes, problemas que afetam, principalmente, o público idoso. Entre os destaques o benefício do Cartão Passa Fácil+, a gratuidade no transporte público e os golpes bancários.
“Conversamos sobre os golpes digitais e outros problemas que as pessoas idosas estão enfrentando nesse novo mundo, pois uma das funções da Defensoria Pública é a educação”, pontuou o defensor público. “Precisamos levar educação em direitos, direitos digitais e sobre essa nova era, para fornecermos aos idosos elementos para que eles mesmos possam exercer sua cidadania”.
As ações têm o objetivo de ampliar o acesso à Justiça, proteção jurídica da pessoa idosa e compõem as comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1° de Outubro, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990.



O reitor da Funati, Dr. Euler Ribeiro, reforça que a iniciativa pode evitar todos os sentidos de violência contra a pessoa idosa.
“Todo dia a Defensoria Pública está presente, cuidando dos nossos idosos, para que eles sejam protegidos” e, agora, a Operação Virtude vem para evitar todos os tipos de violência contra a pessoa idosa, como abandono, violência financeira, abuso sexual e entre outros”, afirmou o médico.
Segundo a aposentada Maria de Jesus, de 77 anos, a palestra serviu para abrir a mente para os acontecimentos do mundo atual.
“Adorei a aula, gostei muito, pois abre mais a mente da gente e nos ajuda a ficarmos mais atentos no dia a dia”, comentou a aposentada.
A Operação Virtude, encabeçada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), visa combater a violência contra a pessoa idosa.


Mais atividades
Durante o mês de outubro, a Defensoria tem intensificado a sua atuação com uma série de atividades voltadas ao público idoso, entre palestras, capacitações e atendimento jurídico, tanto em Manaus quanto em outras unidades do interior, como Coari, Eirunepé, Humaitá, Manicoré, Parintins e Tabatinga.
Programação
11/10 – Palestra e atendimento jurídico na Paróquia Santa Teresinha;
14/10 – Palestra e atendimento jurídico na Funati;
17/10 – Palestra no bairro Colônia Antônio Aleixo;
20/10 – Centro de Mídias da Seduc;
22/10 – Dia D da Operação Virtude;
25/10 – Palestra e atendimento jurídico na Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Texto e fotos: Junio Mattos