Defensoria realiza mais de 600 atendimentos durante mutirão itinerante em Manaquiri

Casos de regularização e retificação de 2ª via de registros públicos foram as principais demandas atendidas

O projeto Defensoria Itinerante da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou um mutirão de assistência jurídica com 650 atendimentos no município de Manaquiri, região metropolitana de Manaus. A ação foi realizada entre os dias 6 e 8, no Centro Educacional Municipal em Tempo Integral (CEMTI) Domingos Vasques da Silva. 

De acordo com o defensor público e coordenador da ação, Danilo Germano, o principal serviço procurado pela população foi a regularização, retificação e pedido de 2ª via de registros públicos, como de casamento, nascimento e óbito. 

Durante três dias, 600 atendimentos foram realizados em Manaquiri

Boa parte do interior do estado do Amazonas sofre com problema registral, onde os cartórios perderam os livros e não acham os registros. Então, temos que buscar a regularização tanto administrativamente quanto judicialmente

defensor público Danilo Germano, coord. Defensoria Itinerante

Outras demandas jurídicas como pensão alimentícia também tiveram alta procura. “Nesta edição, houve também uma quantidade relativamente grande de investigação de paternidade. Em vários casos, o suposto pai esteve presente e fizemos um acordo para reconhecer extrajudicialmente a filiação”, completou Germano. 

Com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH), do Governo Federal, o mutirão também contribuiu para agilizar os atendimentos da unidade da DPE-AM no município, inaugurada recentemente. 

Nova unidade

O município de Manaquiri foi o quinto da Região Metropolitana de Manaus a receber uma unidade da Defensoria (URM). A inauguração foi realizada em dezembro de 2023. 

O núcleo de atendimento fica no prédio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e é uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e a Prefeitura local. O espaço conta com recepção para os assistidos, salas para atendimento jurídico e conciliação e uma sala para o defensor público. 

Os atendimentos ocorrem de segunda a quinta-feira, das 8h às 14h, a partir de agendamento, que pode ser feito presencialmente ou pelo WhatsApp (92) 98559-1599 (somente mensagem). 

Atualmente, a Defensoria conta com 12 polos, cinco Unidades Descentralizadas de interior (UDIs) e cinco Unidades na Região Metropolitana (URMs).  

Texto: Isabella Lima

Fotos: Divulgação-DPE/AM

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Pular para o conteúdo