Defensoria inaugura núcleo de atendimento no shopping Grande Circular e reforça atendimento na Zona Leste de Manaus

Atendimentos serão realizados em formato presencial e virtual, de segunda a sexta, de 8h às 14h (Fotos: Evandro Seixas-DPE/AM)

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) inaugurou, nesta segunda-feira (24), o novo núcleo de atendimento no shopping Grande Circular, na Zona Leste de Manaus. A unidade fica próximo à praça de alimentação e da Caixa Econômica Federal, no 3º piso do centro de compras.  

A nova unidade abriga cinco defensorias de Família (inicial e forense), para atender demandas como pedidos de alimentos, guarda, reconhecimento de paternidade, reconhecimento de união estável, divórcio, entre outros, além do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) e das defensorias do Juizado Especial. Além disso, o novo núcleo conta com diversos guichês de atendimentos, salas de conciliação, psicossocial e auditório para até 60 pessoas, em um ambiente confortável e climatizado. 

Quando viemos visitar o espaço, nem imaginávamos que após a intervenção da Defensoria e do apoio do shopping, tornaríamos em um ambiente aconchegante que vai dar dignidade a tantas pessoas. Que aqui seja um lugar de felicidade, mas, sobretudo, de garantia de cidadania para dar visibilidade a todas as pessoas que batem na porta de Defensoria

Ricardo Paiva, defensor público geral

Além dele, estiveram presentes na solenidade a subdefensora geral, Manuela Antunes Veiga, defensores públicos e servidores que vão atuar na unidade, o procurador geral de Justiça, Alberto Nascimento Jr., e representantes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Conselho Tutelar e outros órgãos.

“A Defensoria tem que se fazer presente onde o povo está e a região demanda essa presença. A parceria com o shopping é fundamental para que continuemos a relação de confiança com a população. As pessoas esperam muito da Defensoria e agora com conforto, comodidade e segurança, acreditamos que prestaremos serviços mais eficazes, eficientes e que poderão fazer a diferença na vida delas”, disse o defensor público Christiano Pinheiro, coordenador do Nudecon.   

“Recentemente, nós fizemos uma audiência virtual com um assistido que não conseguia sequer ligar a câmera do telefone e foi que eu refleti sobre a importância de ter uma unidade na Zona Leste. Aqui existe uma população muito vulnerável e ter uma unidade física nessa área, era uma necessidade. Claro que o meio digital veio para agregar, mas como este novo núcleo, nós estamos falando de inclusão e respeito às centenas de pessoas que ainda não estão inseridas nesse contexto digital”, destacou a defensora Lorena Torres.  

Atendimento estratégico

A implantação do núcleo no seio da Zona Leste de Manaus, conforme o defensor geral, é estratégico para a Defensoria, por se tratar de uma das maiores zonas da capital, com mais de 500 mil habitantes conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, a Zona Leste conta com 11 bairros oficiais e mais de 30 comunidades. 

“A nossa premissa é estar mais perto da população e com a nova unidade no shopping Grande Circular, nós pretendemos não só facilitar o acesso, mas principalmente ofertar um atendimento mais humano, mais confortável e mais qualificado para o nosso público”, complementou Paiva.  

“A palavra que representa esse momento é gratidão, no sentido simples e cristão. O papel do defensor público, principalmente nas questões de inclusão e políticas públicas, tanto sociais quanto na área jurídica, é a representação da ação de cada um. Então, a missão neste local, que vai atender mais de 500 mil pessoas, é de exercer o cristianismo na pureza que se necessita dentro da área jurídica”, discursou o procurador geral de Justiça, Alberto Nascimento Jr. 

A unidade dentro do shopping Grande Circular vai funcionar de segunda-feira, das 8h às 14h, com atendimentos presenciais e virtuais. Os agendamentos podem ser feitos pelo Disk 129 (para ações de família) ou pelo site defensoria.am.def.br, para as áreas de consumidor e cível.  

MATERIAL EM VÍDEO: https://bit.ly/Nucleo-Grande-Circular

CRÉDITOS:Ricardo Paiva (defensor público geral); defensora pública Hélvia Castro (coordenadora de Família); defensor público Christiano Pinheiro (coordenador do Nudecon); defensora pública Lorena Torres

Texto: Isabella Lima e Kelly Melo

Fotos: Evandro Seixas-DPE/AM

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Pular para o conteúdo