Esudpam reúne capacitações internas, projetos educacionais, cooperações acadêmicas e processos seletivos ao longo do ano
A Escola Superior da Defensoria Pública do Amazonas (Esudpam) encerrou 2025 com um balanço marcado pela ampliação das ações formativas, interiorização de projetos e fortalecimento da educação em direitos. Ao longo do ano, a Escola realizou oito edições do projeto Esudpam no Interior, 25 edições do Defensoria nas Escolas, seis edições do #PartiuDefensoria, além de diversos processos seletivos de estágio e de residência jurídica, com a aprovação de 775 novos integrantes para atuação junto à Defensoria Pública.
O levantamento mostra uma atuação que alcançou públicos diversos, desde estudantes do ensino básico e universitários até servidores, estagiários, residentes e parceiros institucionais, com atividades desenvolvidas na capital, no interior do estado e em zonas rurais, reforçando o papel da Esudpam como eixo estratégico de formação, capacitação e educação em direitos no Amazonas.
Para o diretor da Escola Superior, defensor público Helom César Nunes, o balanço de 2025 é a consolidação da Esudpam como política permanente da instituição.
“Os números mostram que a Escola deixou de ser um espaço de cursos pontuais e passou a ocupar um lugar estratégico dentro da Defensoria”, afirmou Helom César Nunes. “Em 2025, conseguimos fortalecer a formação interna, ampliar projetos educacionais e levar a Defensoria para mais perto da população, especialmente, no interior e nas escolas”.
Além da qualificação
Um dos principais destaques do ano foi o fortalecimento das ações fora da capital. O projeto Esudpam no Interior realizou oito edições, sendo nos municípios de Itacoatiara, Tefé, Tabatinga, Manacapuru, Maués, Humaitá, Lábrea e São Sebastião do Uatumã, levando capacitações e atividades institucionais a diferentes regiões do estado.
No campo da educação em direitos, o projeto Defensoria nas Escolas contabilizou 25 edições, com alcance superior a mil alunos. Dessas, quatro ocorreram na capital, atendendo 258 estudantes; 17 foram realizadas no interior, com 604 alunos nos municípios de Parintins, Boca do Acre, Tefé, Santa Izabel do Rio Negro e Novo Airão; e outras cinco edições chegaram a zonas rurais de Parintins (Caburi) e Santa Isabel do Rio Negro (comunidades Areal e Ilha do Chile), alcançando 139 alunos.




Diálogo ampliado
A Esudpam ampliou o diálogo com o ensino superior com o projeto #PartiuDefensoria, que promoveu seis edições de setembro a novembro e reuniu 122 alunos em instituições como Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa), Faculdade La Salle Manaus, Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Faculdade Boas Novas e Centro Universitário Esbam (UniEsbam).
Além disso, a Escola celebrou termos de cooperação acadêmica estratégicos, entre eles a parceria com a Universidade do Vale do Rio Sinos (Unisinos), que garantiu dez vagas de mestrado custeadas pela Defensoria Pública, e o acordo com o Centro de Pesquisa Euro-Americano sobre Políticas Constitucionais da Universidade de Salento, na Itália, voltado ao intercâmbio científico, técnico e acadêmico.
Outro eixo central do balanço de 2025 foi a formação de novos quadros. Ao longo do ano, a Esudpam coordenou três processos seletivos de estágio, com a aprovação de 578 novos estagiários, e um processo seletivo de residência jurídica, que resultou na aprovação de 197 residentes.
Segundo Helom Nunes, esses processos são fundamentais para garantir a renovação institucional e a qualidade do atendimento prestado à população.
“A Escola cumpre um papel decisivo na preparação de quem vai atuar diretamente com os assistidos da Defensoria. Investir em formação, desde o estágio até a residência, é investir na qualidade do serviço público e na efetivação de direitos”, concluiu o diretor.
Texto: Ed Salles
Fotos: Divulgação/DPE-AM
