Inscrições iniciam nesta quarta-feira (15) e seguem até o fim de março. Prova será aplicada no dia 10 de abril
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) em Iranduba abriu as inscrições para o Processo Seletivo de Estágio de graduação em Direito. O edital também prevê a formação de cadastro reserva.
As inscrições iniciam nesta quarta-feira (15) e seguem até o dia 31 deste mês. Para participar, os interessados devem estar cursando a partir do 5º período ou os três últimos anos do curso e encaminhar toda a documentação exigida (ver lista abaixo) para o e-mail iranduba@defensoria.am.def.br.
O processo seletivo será realizado em três etapas: período de inscrições, análise curricular e prova online. A avaliação vai ser realizada no dia 10 de abril, às 14h, com duração de 2h. O certamente vai conter questões objetivas envolvendo Direito de Família, Processo Civil, Registros Públicos e temas relacionados ao Direito institucional da Defensoria Pública, além de uma questão subjetiva.
No dia da prova, os candidatos que estiverem aptos vão receber um link para ingressarem na sala virtual, com uma hora de antecedência, por e-mail.
Os aprovados receberão uma bolsa no valor de R$1.251,65, além de auxílio-transporte no valor de R$167,20. A carga horária é de 30h semanais, sendo de segunda a sexta-feira.
“A unidade em Iranduba funciona há poucos meses, mas já percebemos a necessidade de ampliar o quadro de colaboradores para possibilitar um aumento diário de atendimentos e, com isso, obter mais capacidade de recebimento da população pela Defensoria”, ressaltou o defensor público Danilo Garcia, coordenador da unidade.
Documentos exigidos
Além do envio do currículo e do histórico escolar para o e-mail iranduba@defensoria.am.def.br, os interessados devem atentar também para toda a documentação exigida para que a inscrição seja efetivada. Veja lista completa a seguir:
– Cópia da carteira de identidade;
– Comprovante de endereço;
– Cópia do CPF;
– Currículo atualizado;
– Histórico escolar;
– Dados de conta bancária (somente Banco Bradesco ou NEXT);
– Fotos 3×4;
– Cópia do documento que comprove a regularidade com o serviço militar obrigatório (para os homens);
– Cópia do título de eleitor com comprovante da última votação;
– Certidões negativas criminais e disciplinares dos órgãos e/ou entidades a que esteja vinculado. – Declaração de matrícula emitida pela instituição de ensino (ou documento equivalente).
Sobre a Defensoria
A DPE-AM é uma instituição pública, que tem como função oferecer, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica às pessoas que não possuem condições financeiras de pagar as despesas desses serviços. A instituição promove a defesa dos direitos humanos, direitos individuais e coletivos e de grupos em situação vulnerável.
Atualmente, os serviços da DPE-AM estão ao alcance de 54 municípios, por meio de seus 12 polos e unidades descentralizadas, com estrutura própria e equipe permanente.
Texto: Giovanna Andrade