Defensor geral prestigia Aula Magna 2023 do TJAM 

Ministra do Supremo, Cármen Lúcia, foi uma das palestrantes do evento 

O defensor público-geral, Ricardo Paiva, participou nesta quinta-feira, 2, da Aula Magna 2023, promovida pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), no Auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, localizado no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.  

As palestras foram conduzidas pela ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, que participou do evento por videoconferência e abordou o tema “O Futuro do País e as Instituições Democráticas”. Já a professora do Departamento de Ciência Política da USP, Maria Tereza Aina Sadek, falou do “Desafio da Magistratura no Século XXI” e o doutor em Direito e livre-docente pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Georges Abboud, sobre “Constitucionalismo e Democracia”. 

“É importante trazer atores nacionais e renomados da academia para trazer essa visão para o Amazonas. Essa capacitação, quando bem feita, traz resultados para a população que acessa o Poder Judiciário. Além disso, hoje foi a abertura do ano letivo da Escola de Magistratura, onde eu estudei antes de me formar e isso me propiciou chegar ao cargo de defensor público. Então parabenizo, mais uma vez, o desembargador Pascarelli porque ele é sempre visionário na academia”, afirmou Paiva.  

O defensor geral ressaltou ainda a importância da parceria entre a Defensoria e a Esmam. “Nós somos parceiros, sempre temos projetos em conjunto e esperamos que essa formação continuada dos magistrados propicie que a Defensoria garanta acesso à Justiça de forma mais efetiva para quem nos busca, seja na capital ou no interior do estado”, completou Paiva.  

A abertura da cerimônia foi realizada pela presidente do TJAM, a desembargadora Nélia Caminha, que na oportunidade deu início ao ano letivo da Esmam. 

Além de Ricardo Paiva, estiveram presentes diversas autoridades, entre elas, o Procurador-Geral do Município, Ivson Coêlho, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Érico Desterro.  

Texto: Rayssa Coutinho 

Foto: Evandro Paiva/ DPE-AM 

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Pular para o conteúdo