Mulheres indígenas recebem atendimento especializado da Defensoria em Tefé

Sessenta e cinco mulheres indígenas das etnias Miranha, Cambeba, Kokama, Kulina e Tikuna foram atendidas em um mutirão realizado pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), no município de Tefé, na última segunda-feira (31). Questões relacionadas as áreas de família e regularização de documentos foram as mais procuradas.

De acordo com a defensora Thaysa Torres, a necessidade de atendimento surgiu a partir de uma palestra realizada no dia 18 de maio, sobre violência de gênero. “Na oportunidade, nós falávamos sobre os serviços prestados pela Defensoria para mulheres vítimas de violência de gênero e verificamos a necessidade de fazer um atendimento específico para a população indígena, pois a distância e a falta de internet nas comunidades dificultam o acesso ao atendimento no Polo Médio Solimões”, explicou ela.

O mutirão foi realizado na Casa Amarela, da Associação das Mulheres Indígenas do Médio Solimões e Afluentes (Amimsa), onde as assistidas buscaram atendimento especializado nas áreas de família, registros públicos, saúde, auxílio maternidade, aposentadoria, consultas processuais, além de orientação jurídica.

“A ação contou com a presença de muitas mulheres que há anos vêm sofrendo descasos e não sabiam como recorrer à Justiça. As vezes são situações simples, mas que necessitam de uma intervenção da Defensoria Pública para que essas pessoas tenham seus direitos respeitados. Se os indígenas da cidade já passam por situações complicadas, imagina quem mora nas aldeias e não tem facilidade de acesso”, comentou a vice-presidente da Amimsa, Ercília Tikuna.

“Esse trabalho foi bastante satisfatório e é resultado da parceria e constante diálogo entre a Defensoria do Médio Solimões e os grupos organizados da sociedade civil. Com certeza, pretendemos fazer outros como esse”, finalizou a defensora.

Texto: Kelly Melo

Fotos: Divulgação DPE/AM

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Pular para o conteúdo