Evento faz parte do Programa de Reconhecimento de Membros e Servidores (Fotos: Evandro Seixas-DPE/AM)
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou, nesta segunda-feira (3), cerimônia de homenagem por tempo de serviços e reconhecimento ao empenho dos seus profissionais no serviço à população vulnerável que busca assistência jurídica gratuita. O total de 39 profissionais, com 5 a 40 anos de dedicação à DPE-AM, receberam placas comemorativas, durante a homenagem realizada na sede administrativa da instituição. Desde 2022, a DPE-AM passou a contar com o Programa de Reconhecimento de Membros e Servidores, para celebrar cada quinquênio de serviços completados.
Para o defensor público-geral, Ricardo Paiva, o reconhecimento às pessoas da casa é necessário. “Esse momento é de imensa satisfação e concretiza tudo o que nos vivenciamos no dia a dia daqueles que contribuem para o atendimento na Defensoria. Com o trabalho de cada um, conseguimos levar um pouco de tranquilidade e acalentar o coração das pessoas que buscam os serviços da Defensoria. Todos vocês fazem parte disso”.
Estagiários mais antigos de graduação e pós-graduação também participaram da cerimônia. “Um momento como este demonstra o sentimento de pertencimento dos estagiários nesta instituição, serve para incentivá-los ainda mais na carreira”, disse a defensora e coordenadora do Centro de Estágio Acadêmico, Carol Rocha.
Os estagiários atuam na capital e no interior, são de áreas multidisciplinares como arquitetura e engenharia, direito e tecnologia da informação. A estagiária de graduação e PCD, Maria Necy Brazao e o estagiário Luciano dos Santos Neto, do projeto Coração Azul, estiveram entre os homenageados.
A servidora Rosana Lopes (11 anos de casa), representando os servidores homenageados, afirmou que o sentimento é de gratidão. “Gostaria de agradecer todas as pessoas que me acolheram e acreditaram em mim. Meu sentimento neste momento é de gratidão aos meus colegas servidores, diretores e aos defensores”
Representando os membros da instituição, o defensor Antônio Cavalcante, que atua há 15 anos na instituição, definiu a experiência como um vínculo de amor, destacando que todas as pessoas são valiosas no desempenhar de suas funções. “Estamos comungando de um sentimento de amor que a Defensoria desperta em nós. É um engrandecimento estar ao lado de colegas, estagiários, servidores, terceirizados, pessoas tão valiosas. A Defensoria toca em nossos corações. Mais que um vínculo de trabalho, é um vínculo de amor”.
A homenagem contou com a presença da subdefensora geral, Manuela Cantanhede Antunes, do corregedor-geral, Marco Aurélio Martins, e da diretora de Gestão de Pessoas, Edineida Gato.
Texto: Ítala Fialho
Fotos: Evandro Seixas-DPE/AM