Capacitação reúne servidores, estagiários, residentes e membros com cursos práticos voltados à atuação no interior do estado
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) iniciou, nesta terça-feira (3), no município de Iranduba, a primeira edição de 2026 do “Esudpam no Interior”, iniciativa da Escola Superior da Defensoria Pública voltada à capacitação de servidores, residentes, estagiários e membros.
O cronograma segue até quinta-feira (5), com atividades presenciais das 8h às 14h, reunindo 15 participantes. A proposta é fortalecer a atuação institucional no interior por meio da qualificação prática, alinhada às demandas do atendimento diário da Defensoria.
O primeiro conteúdo ocorreu com o curso “Direito Possessório na Prática”, ministrado pela defensora pública Elânia Nascimento. Na quarta-feira (4), a programação continua com “Noções de Atendimento de Família”, conduzido pelo defensor público e diretor da Esudpam, Helom Nunes. O encerramento, na quinta-feira (5), será marcado pela “Oficina prática para Cumprimento de Sentença e Acordo de Obrigação Alimentar”, com a defensora pública Sabrina Romero.
Segundo o diretor da Esudpam, o defensor público Helom Nunes, a iniciativa busca aproximar a formação institucional da realidade enfrentada diariamente pelas equipes que atuam no interior para prestação do serviço público.



“Essa ação marca o início de um ciclo de capacitações que integra a política da Defensoria Pública de valorização dos seus quadros. O objetivo é levar formação técnica de qualidade para todas as Defensorias, criando condições para que servidores, estagiários, residentes e membros tenham acesso ao mesmo nível de capacitação, independentemente de estarem na capital ou no interior”, afirmou.
De acordo com a defensora pública Elânia Nascimento, as aulas geram impacto da interiorização da formação. “É muito importante a iniciativa da Esudpam de levar conhecimento a todos os polos do Estado da Defensoria do Amazonas. Não importa se o servidor, o estagiário ou o residente está na capital ou no interior. A capacitação e a profissionalização são idênticas. Então, parabéns à Esudpam”, afirmou.
A estagiária da Defensoria em Iranduba, Vyvian Torres, também destacou a relevância da capacitação para quem atua diretamente no atendimento ao público.
“Esse tipo de ação é muito importante para nós que lidamos todos os dias com as assistidas. Não só para quem já está trabalhando na Defensoria, mas também para quem está em formação. A aula de hoje foi muito enriquecedora e vai refletir na qualidade do atendimento ofertado à população”, disse.
Texto: Ed Salles
Foto: Divulgação/DPE-AM
