A instalação da Câmara busca resolver extrajudicialmente as demandas da saúde no Estado (Fotos: Evandro Seixas-DPE/AM)
O Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas realizou, nesta sexta-feira (01), a reunião final de alinhamento para a criação da Câmara de Resolução de Litígios de Saúde em conjunto com os órgãos municipais e estaduais de saúde. A reunião ocorreu na sede da Defensoria, localizada na avenida André Araújo, Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.
A proposta é desenvolver um mecanismo para resolver as demandas da área da saúde de maneira extrajudicial. Na oportunidade, foram realizados os ajustes no texto do termo que estabelece os procedimentos e o funcionamento da Câmara, que contará com a participação de órgãos do Estado e do Município.
“É um acontecimento importante para o Nudesa, cuja finalidade é construir um meio para desjudicializar as demandas de saúde que chegam até a Defensoria Pública”, afirma o defensor público Arlindo Gonçalves, coordenador do núcleo.
A reunião foi composta pelos representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Procuradoria Geral do Município de Manaus (PGM), a Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM) e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A instalação da Câmara deve ocorrer ainda neste ano e vai funcionar dentro da própria Defensoria, no núcleo de atendimento localizado na rua 24 de Maio, Centro.
Sobre a Defensoria
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas é uma instituição cuja função é oferecer, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica às pessoas que não possuem condições financeiras de pagar as despesas de uma ação judicial ou extrajudicial. Além disto, a Defensoria promove a defesa dos direitos humanos, direitos individuais e coletivos e de grupos em situação vulnerável. A instituição não cobra por nenhum dos seus serviços.
Além das unidades distribuídas pela capital, A DPE-AM conta com 12 polos (Polo do Juruá funciona com atendimento virtual) no interior, cinco Unidades Descentralizadas do Interior (UDIs) e mais quatro sedes na Região Metropolitana. Em 2022, foram registrados mais de 800 mil atendimentos nas áreas cível, criminal e de família, um salto de mais de 40% de crescimento, comparado com 2021.
CANAL EXCLUSIVO PARA A IMPRENSA
Faça parte da comunidade DPE Notícias, pelo WhatsApp, o novo canal exclusivo para jornalistas criado pela Defensoria Pública do Amazonas para a distribuição de releases, fotos, vídeos e outros conteúdos para a imprensa.
Para entrar, basta acessar o link https://chat.whatsapp.com/F39Xrs2JRiJKXytK8hJw9m
Texto: Isabella Lima
Fotos: Evandro Seixas-DPE/AM