A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) conta agora com um novo sistema para agendamento online a fim de atender a população que necessita de assistência jurídica. A plataforma permite agendamento na Área Cível, além de fornecer informações para atendimento em outras áreas.
O novo sistema tem como objetivo ser mais uma alternativa aos assistidos que buscam pelos serviços da Defensoria. Estes podem consultar atendimentos agendados e iniciar atendimento no horário e dia marcado por meio da plataforma.
Inicialmente, a novidade funcionará somente para agendamento na área cível que envolve demandas de Indenização, Despejo, Conflitos com Vizinhos, Acidentes de Trânsito, Processos contra o Estado ou Município, Acidente de Trabalho, entre outros casos.
O novo sistema conta com recursos de acessibilidade para daltonismo, leitura das perguntas em áudio, tradução em Libras, balanceamento automático entre as vagas disponíveis das defensorias. Fornece, ainda, informações que direcionam o assistido para outras áreas de atendimento (como Família, Idoso, Registro Públicos, Consumidor etc.) por meio de um questionário com perguntas e respostas, além disso esclarece se a demanda dos assistidos é atendida pela DPE/AM ou outro órgão, como DPU e TRT.
Passo a Passo
Para utilizar o novo sistema de agendamento, o usuário deve acessar o endereço https://agendadpeam.com/
No primeiro contato com a plataforma, o assistido pode escolher entre três opções: ‘Novo agendamento’ (para primeiro atendimento), ‘Visualizar meus agendamentos e ‘Iniciar atendimento’ (para assistidos que já tenham marcado atendimento).
Disk 129
Além do serviço online, o atendimento para que a população esclareça dúvidas sobre os serviços da Defensoria, locais de atendimento, documentos necessários para os diversos tipos de ações e encaminhamentos continua funcionando normalmente por meio do Disk 129. O serviço telefônico está disponível de 8h às 14h, de segunda à sexta-feira.
Texto: Ítala Lima Fialho/ DPE-AM