A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) lançou nesta sexta-feira (9), no Centro de Mídias de Educação do Amazonas, a cartilha voltada para o público juvenil sobre saúde mental e prevenção ao suicídio: “Vamos falar de saúde mental?”.
O lançamento foi transmitido ao vivo através do Seducnet, canal destinado ao acesso às transmissões extras realizadas pelo Centro de Mídias, e contou com a presença de defensoras públicas, psicólogos, psiquiatra e um delegado de polícia, que abordaram temas relacionados à saúde mental de crianças e adolescentes e como a internet pode ser prejudicial. A palestra completa está disponível em https://youtu.be/n3PQRLlrkZI.
“É muito importante falar sobre a saúde mental. O que a gente vê, com o acesso às redes sociais, com acesso a desafios que não são saudáveis, é que a gente está perdendo nossa juventude”, comentou a defensora pública e coordenadora do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca), Juliana Lopes. “Nós estamos tendo um número muito maior de adolescentes se cortando, estamos tendo um número grande de adolescente cometendo suicídio, estamos tendo relato de crianças sendo diagnosticadas com depressão cada vez mais cedo. Por isso, precisamos falar sobre a saúde mental”.
Já o delegado da Delegacia especializada em Crimes Cibernéticos, Heron Ferreira, falou sobre cyberbullying. “Nós temos muitos casos de cyberbullying que chegam na delegacia. O cyberbullying é um dos meios de ataque à saúde mental e é muito importante abordar esse tema”, disse.
O lançamento também contou com a participação do psicólogo da Secretaria Estadual de Saúde Rossiney da Silva, da psiquiatra da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) Laísa Arruda e da psicóloga da Semsa Lorena Lima.
A defensora pública Monique Cruz, que também é uma das coordenadoras do programa “Ensina-me a Sonhar”, programa motivacional direcionado a adolescentes que estão em cumprimento de medidas socioeducativas, falou sobre a cartilha.
“A cartilha mostra o que essas pessoas que estão com esse sofrimento, pensamentos suicidas, devem fazer, para onde devem ser direcionadas para receber ajuda e tratamento”, explicou.
Segundo Monique, a cartilha será distribuída nas escolas estaduais de Manaus e estará disponível no site da Defensoria. A palestra também foi transmitida para as escolas do interior do Estado: “Nós esperamos ajudar com informação nossos adolescentes”.
A defensora pública Dâmea Mourão, também coordenadora do projeto, explicou a importância de debater o tema com os jovens. “A importância dessa cartilha é justamente chamar a atenção dos jovens para este tema que precisa ser debatido, precisa ser mais divulgado, que chegue ao conhecimento deles sobre a importância de falar sobre a saúde mental, as emoções, o que eles têm sentido, as dificuldades que eles têm enfrentado, nessa fase que é de mudanças, de muita transformação para a vida adulta”.
Podcast com influencer
Além da palestra online para alunos da rede pública e da distribuição da cartilha, a Defensoria produziu um podcast com a participação da psicóloga da DPE-AM Mayara Feitosa e do influencer Matheus Guedes. Eles comentam os assuntos abordados na cartilha de maneira extrovertida e didática, numa linguagem voltada para o público adolescente. A entrevista será publicada nas redes da Defensoria ao longo do mês.
Ensina-me a Sonhar
Lançado em 2017, o projeto Ensina-me a Sonhar tem o objetivo de combater a reincidência, promovendo a ressocialização dos jovens por meio da capacitação e acompanhamento psicossocial.
O Ensina-me a Sonhar leva palestras motivacionais para as unidades socioeducativas e oferece bolsas de estágio na Defensoria Pública, com o objetivo de proporcionar experiência profissional e renda para a ressocialização de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Manaus.
Texto e fotos: Joana Rebouças