Na manhã desta quarta-feira (24), policiais militares lotados na Assessoria Militar da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) controlaram um incêndio em uma motocicleta que pegou fogo em via pública e prestaram socorro à vítima do acidente de trânsito.
O incidente ocorreu no momento em que os policiais realizavam uma formatura geral em frente à sede da DPE/AM, localizada na Avenida André Araújo, 679, Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus. Na ocasião, eles observaram uma coluna de fumaça escura a alguns metros, na via, e notaram também o início de um congestionamento de veículos.
Imediatamente, de acordo com o chefe da Assessoria Militar da DPE/AM, tenente-coronel Fábio Honda, a formatura foi encerrada e os policiais se dirigiram ao local do acidente, se deparando com uma motocicleta caída e em chamas, no meio da avenida, sentido bairro–centro, em frente a uma agência do Banco Itaú.
“Observou-se também que ao lado da via encontra-se o condutor da moto, o senhor Sebastião Evangelista dos Santos (65 anos), o qual, embora consciente, agonizava com escoriações e graves queimaduras nos braços, costas e pernas”, relatou Fábio Honda, que solicitou apoio do CICC e do Samu, enquanto os colegas se revezavam entre prestar socorro à vítima e auxiliar no controle do trânsito.
Um dos policiais militares apagou as chamas com um extintor de incêndio da própria sede da Defensoria e, uma vez controlado o fogo, rapidamente removeram a motocicleta do meio da via, de modo a liberar o trânsito e permitir a chegada mais rápida das equipes de emergência.
Uma equipe do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e uma viatura do Samu chegaram ao local dez minutos após serem acionadas pelos PMs. O Samu prestou os primeiros socorros à vítima, que foi conduzida ao Pronto Socorro 28 de Agosto. O policial militar Sargento F. Matos, da Assessoria Militar da DPE/AM, que sofreu queimaduras de 2º grau em uma das mãos, foi atendido e liberado.