Defensoria recebe homenagem pela inclusão de famílias na tarifa social de água

O defensor público geral, Ricardo Paiva, e o subdefensor geral, Thiago Rosas, receberam nesta, segunda-feira (22), uma placa de homenagem pelo avanço do programa Tarifa Social Manauara, responsável por permitir que 100 mil famílias carentes de Manaus tenham acesso a água tratada a um baixo custo. O reconhecimento foi feito pelo presidente da empresa Águas de Manaus, Thiago Terada.

De acordo com a concessionária, recentemente, Manaus se tornou a capital com o maior número de famílias beneficiadas pelo programa, somando atualmente pelo menos 500 mil pessoas alcançadas.

Para o defensor público geral, esse avanço foi possível não só pela parceria firmada entre a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e a empresa, mas também a partir da criação do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecom) da DPE-AM, que acompanhou a necessidade das famílias e a implementação do projeto. Em abril desse ano, o Núcleo firmou parceria com a concessionária para a inclusão de 20 mil famílias na tarifa social de água.

“Toda vez que a gente consegue firmar parcerias que giram em benefício da população, sobretudo a população que a Defensoria presta assistência, a gente garante acesso à justiça, e isso é muito saudável. Permitir o avanço de 20% na cobertura da tarifa social não é algo simples, é algo muito expressivo, e com toda certeza, envolve muitos esforços. Nós parabenizamos pela iniciativa e quando conseguimos dialogar, quem ganha sempre é a população, que é a razão da Defensoria existir”, afirmou Paiva.

O subdefensor geral, Thiago Rosas, também destacou que a empresa sempre se mostrou disponível para dialogar com a DPE-AM. “A presidência da empresa possui um perfil que permite que a gente construa consensos e, aí sim, chegamos numa uma solução efetiva para o povo carente de água e de acesso a serviços públicos em Manaus”.

O presidente da concessionária Águas de Manaus, Thiago Terada, ressaltou a importância da parceria e disse que o objetivo é ampliar ainda mais o programa. “Olhando para frente, nós projetamos continuar crescendo e protegendo cada vez mais a população, investindo na cidade, sobretudo no esgotamento sanitário, para que Manaus seja referência não só na tarifa social, mas também em crescimento de infraestrutura e saúde através de saneamento básico”, concluiu ele.

Texto e fotos: Kelly Melo

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Pular para o conteúdo