A convite da administração da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), um representante da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) visitou a sede administrativa da instituição, na última terça-feira (11), a fim de revisar os procedimentos adotados para evitar o contágio do coronavírus, além de orientar sobre medidas que devem ser mantidas.
Das orientações que foram reforçadas, o uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% são ações que devem ser conservadas. A vacinação de servidores e membros também está entre as medidas essenciais para conter o avanço do coronavírus, de acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde.
A cobrança do esquema vacinal completo do público interno e externo, em vigor na Defensoria desde dezembro de 2021, também deve ser mantida, conforme orientação da FVS. O controle da entrada dos assistidos mediante a apresentação do comprovante de vacina também é primordial, avaliou o órgão.
A FVS informou que a suspensão do atendimento ao público e a possibilidade de trabalho remoto devem ser avaliadas com cautela, conforme a análise dos números da pandemia, não sendo medida recomendada para o momento. O representante que visitou o órgão elogiou os protocolos já adotados pela administração da DPE-AM para conter o contágio do coronavírus.
Dentre as medidas está a instalação da Central Covid, que funciona desde setembro de 2020, para onde casos suspeitos ou positivados são direcionados. A unidade é composta pelas diretorias Administrativa, de Controle Interno e de Planejamento da DPE-AM, sendo responsável pelo monitoramento, avaliação e deliberação dos afastamentos relacionados à doença.
Além disso, a Central Covid passou a receber o comprovante do esquema vacinal completo dos membros e servidores da instituição, em conformidade com a portaria publicada no Diário Oficial da DPE-AM em 10 de dezembro de 2021.
Sanitização
Também faz parte das providências inseridas na rotina da Defensoria a limpeza constante de áreas de uso comum, banheiros, corredores, salas e estações de trabalho. Ontem, a sede administrativa da DPE-AM passou por sanitização, medida que também se estenderá para outras unidades.
Providências
A Administração da DPE-AM está acompanhando diariamente a evolução da pandemia, com base em informações oficiais, e tomará as medidas necessárias a partir de indicações técnicas da Fundação de Vigilância em Saúde.