O defensor público geral, Ricardo Paiva, deu posse a mais 11 servidoras e servidores da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), nesta quarta-feira (22). Os servidores passam a integrar o quadro efetivo da instituição e reforçarão o trabalho realizado em Manaus, Tefé, Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira. A cerimônia de posse foi realizada no auditório da sede administrativa da DPE-AM, na Zona Centro-Sul, com a presença de familiares dos empossandos e membros da diretoria da instituição.
O defensor público geral, Ricardo Paiva, destacou os avanços alcançados pela Defensoria ao longo do ano, como a nomeação de novos servidores que fortalecem a instituição, mesmo em meio às dificuldades geradas pela pandemia de Covid-19.
“Foi um ano que começou muito difícil, sobretudo, no Amazonas, por tudo que vivemos e nem no melhor dos sonhos imaginaríamos que terminaríamos 2021 com tantos avançamos como as inúmeras posses de novos servidores que realizamos. Que alegria é estar na condição de defensor público geral e poder realizar, para muitos de vocês (empossandos), o sonho de ser servidor público”, pontuou.
É uma realização para vocês, mas é uma realização para a Defensoria porque, com isso, temos uma instituição cada vez mais forte. Uma instituição é feita de pessoas e a Defensoria, especialmente, é feita para pessoas. A partir de hoje vocês (novos servidores) vão aprender o que é levar esperança para pessoas que, talvez, não acreditem em mais nada até o dia que batem à porta da Defensoria”, completou Ricardo Paiva.
Discursando em nome dos servidores empossados, Lucas Katsuya Melo Taniguchi, lembrou da dedicação aos estudos dos empossados para se tornarem servidores públicos e a contribuição que o cargo tem para a construção de uma sociedade mais justa.
“É um imenso prazer estar aqui e converter o sentimento que representa tantas pessoas que enfrentaram maratonas de estudos para ingressar no serviço público. Agora, estamos cumprindo mais uma etapa da nossa missão. Quantas pessoas são silenciadas, presas e vítimas de violência, crianças e adolescentes que sofrem desigualdades e LGBTs que sofrem preconceito? Na Defensoria temos a missão de contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva, na qual os mais necessitados possam ter vez e voz”, ponderou.
A solenidade também contou com a participação do corregedor-geral da DPE-AM, Marco Aurélio Martins, e do diretor administrativo da Defensoria, Rudson Nunes.
Tomaram posse os servidores e servidoras: Lucas Katsuya Melo Taniguchi, Silene Pereira dos Santos, Eduardo Matheus Oliveira do Nascimento, Fabio Serrão da Silva, Luiz Eduardo Caldas Garcia e Eder Leoni Mancini no cargo de assistente técnico de Defensoria para atuação em Manaus. Nadynny Nogueira de Souza Bentes e Leon Expedito de Araujo Raimundo tomaram posse no cargo de analista jurídico de Defensoria e assistente técnico em agrimensura, respectivamente, para atuação em Manaus.
Já Rafael Souza Castro tomou posse no cargo de assistente técnico de Defensoria para atuação em Tefé, Rodrigo Hilario Rabelo no cargo de assistente técnico de Defensoria para atuação em Tabatinga e Guilherme Alves Maia Neto no cargo de assistente técnico de Defensoria para atuação em São Gabriel da Cachoeira.
Fotos: Florêncio Mesquita/DPE-AM