Defensoria presta homenagem a servidores que estão na instituição entre 10 e 14 anos

Gratidão e reconhecimento pelos serviços prestados à Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e aos cidadãos. Esta foi a tônica do segundo dia de homenagem às servidoras e servidores da instituição com até três décadas de trabalho dedicado aos que precisam de assistência jurídica gratuita. Nesta quarta-feira, dia 15, receberam as homenagens e placas comemorativas 56 colaboradores que têm entre 10 e 14 anos de dedicação à DPE-AM. A primeira cerimônia ocorreu na segunda-feira, dia 13, com 50 homenageados. Em 2022, a instituição passará a contar com o Programa de Reconhecimento de Membros e Servidores, para celebrar cada quinquênio de serviços completados.

Uma das homenageadas, a defensora pública Regina Jansen Simões, ressaltou a importância de reconhecer as mulheres e homens que vêm se dedicando com empenho a fazer com que a Defensoria do Amazonas cumpra sua missão de proteger os direitos dos vulneráveis. “Em 44 anos de serviço público, é a primeira vez que vejo os chefes prestarem homenagem a todos os servidores. A Defensoria deixou de ser para o defensores e passou a ser dos servidores”, afirmou, ao receber sua placa comemorativa.

Regina tem 31 anos de atuação na Defensoria do Amazonas, mas não pode comparecer ao primeiro dia de homenagens e participou da cerimônia desta quarta-feira.

Para o auxiliar de Defensoria que atua no Grupo de Trabalho do Interior (GTI) Francisco Pereira Pinto, de 64 anos, o momento é de agradecer. “É a única vez que fizeram isso nesses anos todos. E tomara que tenha muitas outras, porque valoriza a gente. Isso é muito importante para nós servidores. Isso, não nos envaidece, mas a gente fica feliz, de os “maiores” se lembrarem da gente. Nós vemos que há um reconhecimento pelo nosso trabalho e isso nos dá mais vontade, nos encoraja mais”, afirmou.

Ele conta que tem cerca de 12 anos de serviço na Defensoria no setor de manutenção e foi progredindo. “Quando há oportunidade, a gente vai subindo”.

O motorista Alisson Freitas, 45 anos, que tem aproximadamente 11 anos de trabalho na instituição, disse que “gratificante receber as homenagens da Defensoria pelo trabalho realizado na casa”. Ele já exerceu a função de gerente de transportes e segue agora como motorista. “A minha vivência aqui na Defensoria é muito boa e a casa vem crescendo a cada ano que passa e a gente vem crescendo junto com ela. A iniciativa da administração de prestar reconhecimento aos servidores é, em uma só palavra, maravilhosa. Para mim é muito importante. Estou muito feliz”, disse.

Como representantes dos homenageados, o defensor Maurílio Casas Maia ressaltou que todos os que servem ao povo através da Defensoria têm a missão mais “evangélica e bíblica, que é servir ao próximo, fazendo o bem sem olhar a quem”. “Em cada dia a dia, seja na atividade meio ou na atividade fim, nos esforçamos para lutar pelo melhor para o próximo, seja lá quem ele venha a ser. Então obrigada por permitir essa homenagem, esse reconhecimento a todas e todos que acordam cedo, que vão para a labuta todos os dias para dar o melhor ao povo e exercer a missão da Defensoria como uma missão que é também de levar a boa nova ao próximo”, afirmou.

Reconhecimento da administração

O defensor público-geral, Ricardo Paiva, participou de mais esta homenagem e destacou que todos os dias todos na Defensoria deixam de lado suas cargas de vida para se dedicar aos precisam de nossa ajuda. Para ele, isso mostra o valor de todos.

“Hoje é uma homenagem a nós servidores públicos, que somos todos. Pois ainda que eu esteja na condição de defensor público, também sou um servidor público, eu sirvo ao público. E é esse espírito que nos move todos os dias e que faz muitas vezes a gente refletir como são pequenos nossos problemas ante às grandes dificuldades das pessoas que nos buscam no dia a dia e que muitas vezes não têm como colocar a comida em suas mesas”, ressaltou.

Ricardo Paiva lembrou ainda que neste ano foi possível olhar um pouco mais para dentro da Defensoria e para os servidores, o que espera que seja algo contínuo. “E que todos os dias a gente possa nos abraçar e nos unirmos, para cada vez mais fazermos uma instituição mais forte. A Defensoria é feita por pessoas, de pessoas e para pessoas. Parabéns! Homenagem mais do que merecida”, concluiu.

Também participaram das homenagens o subdefensor geral, Thiago Nobre Rosas, o corregedor geral Marco Aurélio Martins, o diretor de Administração, Rudson Nunes, a diretora de Gestão de Pessoas, Edineida Gato, e demais diretores da instituição. “Todos os dias aprendo muito com todos”, disse Marco Aurélio ao prestar reconhecimento aos empenho de servidoras e servidores.

“Vocês sabem o tamanho do amor que existe em nossos corações, que muitas vezes fazemos sacrifícios, porque a pessoa que está ali precisa muito mais. Com o rosto empoeirado, com sangue e suor, vivemos 2020 e 2021. Então parabéns a vocês, é merecidíssimo. É mais um tijolo que a Defensoria coloca ao reconhecer os servidores nessa homenagem”, concluiu o subdefensor Thiago Rosas.

Nesta quinta-feira (16), a DPE-AM vai homenagear outros 81 colaboradores e colaboradoras, que têm entre 5 e 9 anos de serviço, com cerimônia a ser realizada às 9h, no auditório da sede da instituição.

Texto: Márcia Guimarães

Fotos: Thiago Hernandes e Paulo Maciel/DPE-AM

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Pular para o conteúdo