Defensoria Pública do Amazonas realiza integração para novos estagiários e residentes

Evento buscou apresentar a instituição e sanar as principais dúvidas relacionadas ao estágio

O Centro de Estágio Acadêmico da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (CEA/DPE-AM) promoveu, nesta sexta-feira (4), um momento de integração para os novos estagiários que ingressaram na instituição. O evento teve como público-alvo estagiários de graduação e alunos do programa de Residência Jurídica, com o intuito de apresentar a Defensoria e sanar as principais dúvidas relacionadas ao estágio.

A defensora e coordenadora do Centro de Estágio Acadêmico, Hélvia Castro, destaca que a integração é uma forma dos novos residentes conhecerem a instituição.

“A integração é um boas-vindas, uma forma deles conhecerem um pouco da Defensoria e do papel da instituição, além disso também conhecer os procedimentos internos, administrativos, legislações, os regulamentos que se aplicam ao caso deles, como direito ao recesso remunerado, além de conhecer um pouco do trabalho que vai ser realizado”, explicou.

Na ocasião, foram esclarecidas as dúvidas relacionadas ao estágio como treinamento em sistemas, registros de frequência, redução da carga horária em semanas de provas e apresentação de normativas relacionadas ao estágio.

A integração contou com uma aula teórica sobre atendimento e acolhimento aos assistidos, apresentada pelo defensor público e diretor da Escola Superior da DPE-AM (Esudpam), Helom Nunes.

‘Hoje vivo a Defensoria’
Residente jurídico na Defensoria da Infância e Juventude, Rosinaldo dos Santos ressalta que só conheceu de fato o trabalho feito pela instituição após integrá-la. “Eu estou muito feliz por ter feito o processo seletivo na Defensoria para residente jurídico e hoje eu sinto uma satisfação muito grande integrar esse grupo aqui”, disse.

“Hoje eu vivo a realidade da Defensoria e vejo que é uma instituição bem moderna, bem humanizada, que dá uma atenção muito boa para os assistidos e é uma experiência magnífica que eu estou tendo aqui na Defensoria, justamente por ter acesso aos assistidos, aquelas pessoas vulneráveis que procuram esta instituição”, acrescentou.

Yasmim Leite ingressou como residente jurídica último processo seletivo realizado. Ela afirma que está aprendendo muito com a residência. “Eu não estava com uma expectativa muito grande e fui surpreendida pelo resultado. Quando fui integrada, eu tinha a expectativa de que eu fosse para a área de criminal, que era uma área que eu gostava mais, e hoje eu sou integrada na área de família, e é muito bom ver a perspectiva do Direito de uma forma diferente”, conta.

“Quando eu adentrei, trabalhei com atendimento e na parte da área de família, tive um aprendizado muito grande. A gente aprende muito na vivência. O Direito Civil é muito importante e ajudar as pessoas mais vulneráveis têm um papel social muito grande”,

Texto: Fernanda Moutinho
Fotos: Márcio Silva/DPE-AM

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Pular para o conteúdo