Pular para o conteúdo

Defensoria encerra edição 2025 do #PartiuDefensoria com visita de alunos da UniEsbam

Projeto da Escola Superior da DPE-AM conectou dezenas de estudantes ao longo do ano e prepara retomada para março de 2026, com novas turmas e ampliação de atividades

A última turma do ano do #PartiuDefensoria esteve nesta terça-feira (18), na sede da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), localizada na Avenida André Araújo, 679, no Aleixo, para conhecer o funcionamento da instituição e entender, na prática, como o acesso à justiça é aplicado no atendimento à população. A edição recebeu alunos do curso de Direito do Centro Universitário Esbam (UniEsbam) e marcou o encerramento das atividades do projeto em 2025, coordenado pela Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (Esudpam).

Segundo o defensor público Helom Nunes, diretor da Esudpam, a presença de alunos do interior, permite abordar desafios específicos da Defensoria do Amazonas.

“Estamos fechando o calendário porque os alunos entram em semanas de provas. Em março voltamos com a programação, levando a mensagem da Defensoria. É muito importante ter alunos do interio,r porque isso reforça nossa atuação no enfrentamento da vulnerabilidade geográfica, que só a Defensoria do Amazonas consegue fazer”, afirmou Helom Nunes.

O aluno do segundo período Rodrigo Manoel participou dessa experiência que aproximou o conteúdo constitucional da realidade social atendida pela Defensoria. De acordo com ele, compreender como a instituição atua na prática fortalece a importância do atendimento gratuito para quem não pode pagar advogado.

“Eu já conhecia a função da Defensoria, mas ver de perto, mostrou como o acesso à justiça funciona para quem está em situação de vulnerabilidade. É diferente ouvir na teoria e enxergar na prática”, disse o universitário.

Conforme a professora Thana Esashika Bezerra, responsável pelas disciplinas de Direito Constitucional e Direitos Humanos na UniEsbam, trazer a turma ao #PartiuDefensoria permitiu que os alunos conhecessem teoria, cidadania e atuação institucional de um modo mais concreto.

“A união entre teoria e prática é essencial para a formação jurídica. A visita permitiu que os alunos entendessem como direitos fundamentais se materializam no cotidiano da instituição e no atendimento às populações mais vulneráveis”, avaliou a professora.

Balanço do #PartiuDefensoria 2025

O #PartiuDefensoria 2025 fechou o ano com seis edições e 122 participantes. As visitas ocorreram entre setembro e novembro e reuniram turmas do Ciesa, Faculdade La Salle, Fametro, Ufam, Faculdade Boas Novas e UniEsbam. Cada encontro levou grupos de 11 a 27 estudantes para conhecer a instituição, concluindo o calendário de atividades deste ciclo.

Ao longo das edições, as visitas permitiram que estudantes observassem o funcionamento da Defensoria, conhecessem áreas de atuação e acompanhassem explicações práticas sobre atendimento à população em situação de vulnerabilidade.

Para 2026, a proposta é consolidar o #PartiuDefensoria como parte fixa do calendário das instituições, fortalecendo a formação prática de futuros operadores do Direito.

De acordo com o diretor da Esudpam, o conteúdo levado neste ano formou uma base importante para os alunos que seguirão para estágios, residências jurídicas e órgãos públicos, além de avaliar que a experiência já começa a refletir na formação profissional dos participantes.

“Agora, em 2026, a ideia é que essa vivência já faça parte da formação dos alunos. Eles vão chegar às instituições sabendo como a Defensoria funciona, preparados para minutar, despachar e lidar com o público. O que estamos fazendo este ano é o começo de uma colheita que vem agora”, finalizou Helom.

Texto: Ed Salles
Fotos: Junio Matos/DPE-AM

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo