Pular para o conteúdo

Defensoria do Amazonas apresenta Sistema de Gestão Integrada (SGI) para mais de 250 congressistas no Expojud 2025

Solução tecnológica desenvolvida pela instituição busca otimizar rotinas administrativas e dar mais eficiência ao trabalho interno da Defensoria Pública

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) marcou presença no Expojud 2025, em Brasília, apresentando o Sistema de Gestão Integrada (SGI), uma solução tecnológica desenvolvida internamente que tem chamado a atenção de instituições de todo o país por otimizar rotinas administrativas e dar mais eficiência ao trabalho interno da Defensoria.

Durante os três dias de evento, mais de 250 pessoas passaram pelo estande da Defensoria do Amazonas, conhecendo de perto as soluções criadas pela instituição e trocando experiências sobre inovação no sistema de Justiça.

O evento, que neste ano contou com a participação de sete Defensorias Públicas — Amazonas, Mato Grosso, Acre, Ceará, Espírito Santo, Paraná e Pará —, é considerado o maior encontro de tecnologia e inovação do sistema de Justiça brasileiro.

De acordo com o chefe de gabinete da DPE-AM, Bruno Soré, a presença da instituição no Expojud reforça o compromisso da Defensoria com a modernização e a troca de experiências.

“Nesses eventos, nós conseguimos tanto testar se as soluções que estamos desenvolvendo são as melhores opções quanto identificar o que outras instituições estão fazendo. Além disso, temos a oportunidade de disponibilizar nossas ferramentas e, em alguns casos, aperfeiçoá-las com base em colaborações com outras Defensorias. O SGI tem recebido um feedback extremamente positivo, porque foca em resolver as demandas reais do dia a dia”, destacou.

O sistema foi desenvolvido pela equipe de tecnologia da DPE-AM para integrar processos administrativos e melhorar a gestão de atividades de meio, como controle de ponto eletrônico, diário oficial e diárias de viagem. A ferramenta chamou a atenção de servidores de outras instituições pela robustez e aplicabilidade.

Para Igor Rocha, servidor da Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo, a experiência foi enriquecedora. “Achei um trabalho muito bem estruturado, fruto de um esforço técnico admirável. Essa troca de experiências é o que torna eventos como o Expojud tão valiosos. Fiquei positivamente surpreso com o SGI, é um sistema claramente bem pensado e eficiente”, avaliou.

A parceria e o intercâmbio tecnológico entre Defensorias também foram destacados por Ivan Mayer Caron, assessor de Estratégia e Inovação da Defensoria Pública do Espírito Santo, que conheceu o SGI em edições anteriores do evento. “A partir do último Expojud, identificamos soluções da Defensoria do Amazonas que poderiam ser adaptadas no Espírito Santo, especialmente na área administrativa. Essa troca fortalece todas as defensorias e demonstra a importância da colaboração interinstitucional”, ressaltou.

Já o servidor da Diretoria de Tecnologia da DPE-AM, João Queiroga, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do SGI, celebrou o reconhecimento nacional da ferramenta. “Trazer o SGI para a feira foi uma experiência incrível. É gratificante ver outras Defensorias e instituições reconhecendo a qualidade do sistema e se interessando por ele. Além de apresentarmos nossa solução, também voltamos com novas ideias para aprimorar ainda mais o que já temos”, disse.

Encerrando a participação no evento, o diretor de Tecnologia da Informação da DPE-AM, Nickollas Jesus, destacou o papel da Defensoria no compartilhamento de conhecimento e no fortalecimento do sistema de Justiça por meio da tecnologia.

“Estamos encerrando nossa participação no Expojud 2025 muito agradecidos por fazer parte desse momento em que o Judiciário brasileiro se reúne para falar sobre tecnologia e o futuro do sistema de Justiça. A Defensoria do Amazonas está aqui fazendo o seu papel: compartilhando o que temos desenvolvido e conhecendo o que outros órgãos também estão criando. Voltamos para casa com muitas ideias e com a criatividade instigada para melhorar o que já implementamos. É inspirador ver a evolução tecnológica acontecendo e saber que estamos inseridos nesse movimento”, disse.

Texto: Luana Carvalho
Foto: Brayan Riker/DPE-AM

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo