Pular para o conteúdo

Defensoria Pública levará ação social para a Parada do Orgulho LGBTQIAPN+

Atendimentos gratuitos, incluindo orientações jurídicas e apoio para processos de retificação de nome e gênero, uma das principais demandas da população trans e não binária, serão realizados durante evento que acontece neste domingo

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) vai participar da XXV Parada do Orgulho LGBT+ 2025, que acontece neste domingo (28/09), em Manaus, com o tema “As vozes que vêm das ruas”. A instituição estará presente com atendimentos gratuitos durante a concentração, marcada para às 15h, na rua Simón Bolívar, ao lado da Praça da Saudade, no Centro. 

O evento, considerado o maior da região Norte dedicado à diversidade, vai reunir cidadania, cultura e ativismo em um ato de visibilidade e resistência. A Defensoria levará ao espaço a Carreta Itinerante com orientação jurídica, consultas processuais e mutirão de retificação de nome e gênero de pessoas trans. 

De acordo com o defensor público Roger Moreira, que atua na área de Direitos Humanos, a presença da instituição reafirma o compromisso com o acesso à justiça e a promoção da igualdade. 

“É muito importante estarmos juntos nesse momento em que a Parada volta às ruas, como um movimento nascido da própria sociedade. A Defensoria vai acompanhar e participar, oferecendo desde a orientação jurídica até a propositura de ações para fins de direitos específicos da comunidade. Nosso objetivo é validar e estar ao lado desses movimentos sociais na garantia de seus direitos”, destacou. 

A iniciativa também é resultado da parceria da DPE-AM com movimentos sociais que historicamente atuam pela causa. Para Bruna La Close, presidente do Instituto da Diversidade e referência na luta LGBTQIAPN+ no Amazonas, a ação fortalece a relação entre a comunidade e as instituições públicas. 

“A presença da Defensoria é um símbolo de compromisso com os direitos humanos e a cidadania. Representa acesso facilitado à justiça, combate à discriminação e reconhecimento institucional de que nossos direitos são garantidos por lei e merecem respeito e proteção”, afirmou. 

Além da atuação da Defensoria, a programação da Parada inclui shows, apresentações de drags, DJs e a tradicional caminhada pela avenida Constantino Nery com uma bandeira de 50 metros, encerrando com atrações nacionais e locais na rua Ferreira Pena. 

Com a participação no evento, a Defensoria exerce sua missão de estar próxima da população, atuando para que cada cidadão possa ter seus direitos garantidos de forma plena, sem discriminação. 

Direitos Humanos em ação na Defensoria 

A DPE-AM, por meio de seu Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania, vem ampliando, nos últimos anos, a atuação em defesa da população LGBTQIA+. Esse trabalho contínuo busca assegurar não apenas o direito individual, mas também reafirmar o papel da Defensoria como aliada na luta contra todas as formas de preconceito. 

Em 2024, promoveu um mutirão em parceria com a Casa Miga, ofertando atendimentos nas áreas de família, registros públicos e ações indenizatórias contra casos de homofobia e discriminação. A iniciativa garantiu a retificação de nomes, acesso a certidões e orientações jurídicas que impactaram diretamente a vida de dezenas de pessoas. 

Com a presença no evento deste domingo, a DPE-AM reforça que a promoção da cidadania LGBTQIA+ não se restringe ao ambiente institucional e se faz presente nas ruas, nos espaços de convivência social e nos momentos de maior visibilidade para a comunidade, tendo o compromisso constitucional de defesa dos vulneráveis. 

Parada do Orgulho em Manaus 

Realizada há 25 anos na capital amazonense, a Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Manaus é um dos maiores atos de diversidade da região Norte, reunindo milhares de pessoas em uma manifestação que mistura militância política, celebração cultural e luta por direitos. 

Em 2025, o evento volta ao formato tradicional de rua, com concentração marcada para às 15h, na Praça da Saudade, na rua Simão Bolívar, e desfile ao longo da avenida Constantino Nery. 

Sob o tema “As Vozes que Vêm das Ruas”, a edição deste ano valoriza o caráter original da Parada como movimento de ocupação e resistência, ao mesmo tempo em que amplia o acesso a serviços de cidadania. 

Além das apresentações artísticas e atividades culturais, a programação contará com atendimentos realizados pela Defensoria, incluindo orientações jurídicas e apoio para processos de retificação de nome e gênero, uma das principais demandas da população trans e não binária. 

Texto: Ed Salles 

Foto: Divulgação/DPE-AM

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo