Termo de cooperação técnica foi assinado nesta quarta-feira (13) pelo Defensor Público Geral e pelo presidente da Federação Amazonense de Futebol
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e a Federação Amazonense de Futebol (FAF) formalizaram, nesta quarta-feira (13), um termo de cooperação técnica para promover a disseminação de conhecimentos sobre direitos humanos, cidadania e acesso à justiça entre atletas, técnicos e membros das comunidades esportivas.
A parceria também prevê o desenvolvimento de atividades de educação em direitos e difusão dos direitos da criança e do adolescente, além de divulgação das ações da DPE-AM que buscam conscientizar os princípios da parentalidade responsável e convivência familiar, durante os jogos realizados pela FAF.
O documento foi assinado pelo Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, pelo deputado estadual e presidente da FAF, Ednailson Rozenha, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Rafael Barbosa explicou que, considerando que o amazonense é apaixonado por futebol e que há um público grande que acompanha os clubes, a Defensoria do Amazonas percebeu que o meio futebolístico poderia ser um espaço para difundir os direitos e cidadania e propôs a cooperação com a FAF.
“Para nós, esse é um momento muito importante. Essa é uma das parcerias mais relevantes que a Defensoria tem afirmado nesses últimos tempos, porque mescla com aquilo que o brasileiro mais ama, que é a família, o futebol e, é claro, uma boa disputa”, disse Barbosa.
Além dos torcedores, as ações da cooperação também vão alcançar atletas, inclusive as crianças das categorias de base. “Pela parceria, vamos aclarar tudo isso, orientado pelo corpo técnico da Defensoria”, disse Rozenha.
De acordo com Rafael Barbosa, a parceria também visa proteger as crianças. “Vamos mostrar que o futebol tem que ser um ambiente de saúde mental, de autoconfiança, de autoestima, de relacionamento social que traga ganhos para aquela pessoa, para aquela família”, disse.
“Vamos fazer isso com muita educação em direitos para fazer com que os nossos estádios e os nossos campos sejam ambientes saudáveis”, acrescentou.
Visibilidade em todo o Amazonas
O deputado Ednailson Rozenha explicou que a FAF está presente em 90% dos municípios do Amazonas com a realização de campeonatos. “Nós vamos levar, junto com a nossa programação, a bandeira da Defensoria, incluindo mais pessoas na cidadania e, acima de tudo, fazer com que a dignidade chegue aos locais mais distantes do interior”, disse.
A federação coordena campeonatos estaduais desde o sub-8, além da Copa da Floresta e os jogos de times amazonenses do Brasileirão das séries B e D. “Aonde tiver futebol rodando no Amazonas vai ser impactado pelas ações dessa parceria”, explicou.
Reconhecimento de paternidade
O Defensor Geral destacou que a primeira ação da parceria entre a DPE-AM e a FAF foi realizada no último fim de semana, quando houve a divulgação do início da campanha “Meu Pai Tem Nome” em jogos de futebol feminino e masculino na capital e no interior. A campanha é voltada ao reconhecimento de paternidade ou maternidade, seja biológica ou socioafetiva.
“A Defensoria do Amazonas foi pioneira oferecendo exames de DNA gratuitos por meio do projeto Eu Tenho Pai, que virou nacionalmente a campanha Meu Pai Tem Nome e que está com agendamento aberto”, disse Barbosa.
Para Rozenha, garantir a gratuidade em exames de DNA para que mais filhos possam saber quem são os seus pais é trazer dignidade para as crianças. “Todo brasileiro, todo amazonense tem direito de saber quem é seu pai, se esse pai existe e é vivo, se esse pai mora na sua cidade ou não. Você ter o nome do seu genitor na sua certidão de nascimento é muito importante. E a federação vai difundir isso no interior do Estado”, disse.
Apoio à interiorização
Ednailson Rozenha destacou que a Defensoria Pública realiza um trabalho essencial em todo o Amazonas, levando acesso à justiça e conhecimento dos direitos dos cidadãos.
Rafael Barbosa ressaltou o compromisso do deputado com as pautas da Defensoria Pública, principalmente com relação à interiorização dos serviços. “O deputado Rozenha sempre esteve muito solícito às nossas demandas. A Defensoria atingiu bons indicadores de crescimento dos atendimentos no interior graças a esse apoio que nós recebemos aqui na Assembleia Legislativa”.
Texto: Luciano Falbo
Imagens: Junio Matos/DPE-AM