Pular para o conteúdo

Operação Shamar: Defensoria Pública participa de mobilização nacional de enfrentamento à violência contra a mulher

Ação coordenada pela Defensoria Itinerante acontece nos dias 7 e 8 de agosto, no estacionamento da Delegacia da Mulher

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) participa, neste mês, da “Operação Shamar”, uma mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com foco na proteção e no atendimento a mulheres em situação de violência. Em Manaus, a ação acontece nesta quinta e sexta-feira (07 e 08/08), das 8h às 17h, no estacionamento da Delegacia da Mulher, na avenida Mário Ypiranga, 3395, no Parque Dez.

O projeto, sob coordenação da Defensoria Itinerante, em parceria com o Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), vai oferecer assistência jurídica gratuita, com atuação em problemas relacionados a áreas de família, como pensão, divórcio, registro público, violência doméstica, medida protetiva de urgência, entre outros serviços.

“A ação integrada para enfrentamento à violência contra a mulher acontece neste mês em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha, que completa 19 anos no dia 7 de agosto”, afirma o defensor público Danilo Germano, coordenador da Defensoria Itinerante.

Danilo Germano pontua que, durante os dois dias, vai ser oferecido a estrutura da área psicossocial, com psicólogas para oitivas especializadas e a proposta de um atendimento de mais qualidade.

“Vamos fazer esse acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica, as assistidas merecem uma atenção especial e diferenciada porque existem protocolos tanto para atendimento quanto para área jurídica, com nuances que devem ser observados de forma específica”, reforça o defensor público.

Operação Shamar

Pela primeira vez, as Defensorias Estaduais e do Distrito Federal participam oficialmente da ação como parceiras, para reforçar o compromisso com uma atuação articulada, acolhedora e preventiva.

A operação inclui uma força-tarefa para intensificar atendimentos, cumprimento de medidas protetivas e mandados de prisão, encaminhamento de denúncias feitas pelo Ligue 180 e ações educativas e de conscientização em todo o País.

Texto: Manuella Barros
Fotos: DPE/AM

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo