Sistema “Eleições DPE-AM” é apresentado aos membros nesta terça-feira, 14

Modelo foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação da DPE-AM; Proposta é esclarecer como a ferramenta vai funcionar no dia 1º de dezembro (Foto: Evandro Seixas-DPE/AM)

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) vai apresentar, nesta terça-feira (14), o sistema “Eleições DPE-AM” a todas as defensoras e defensores públicos da instituição. A ferramenta será utilizada no dia 1º de dezembro, quando ocorrem as eleições para a Defensoria-Geral e Conselho Superior da instituição. Ao todo, 140 defensores participam da votação.

A reunião será realizada em formato híbrido, na Sede Administrativa, a partir das 16h, e todos os defensores (candidatos e eleitores) podem participar. O principal objetivo é mostrar como o sistema funcionará, além de tirar dúvidas e prestar os esclarecimentos devidos. Na segunda-feira (13), o sistema também foi apresentado à Comissão Eleitoral.

O sistema “Eleições DPE-AM” conta com uma robusta infraestrutura, permitindo que apenas as pessoas habilitadas, e previamente cadastradas, possam acessá-lo de modo simples e seguro, seja na capital ou no interior.

Para o diretor de TI da Defensoria, Nickollas de Jesus, o novo sistema ficará como legado para a instituição. Ele foi desenvolvido em quatro meses, pela própria equipe de Tecnologia da Informação da instituição, visando a lisura, integridade, segurança e transparência do pleito.

“Realizamos um trabalho árduo que poderá ser compartilhado com outras Defensorias do País futuramente. É um sistema seguro, com uma interface simples e didática. O nosso objetivo é passar o máximo de confiança possível para os candidatos e eleitores”, frisou.

Dia da eleição

As eleições para a Defensoria-Geral e Conselho Superior da DPE-AM acontecem no próximo dia 1º de dezembro, em formato híbrido, em Manaus e no interior.

A escolha para a Defensoria-Geral se dá em duas etapas. Primeiro, com a votação interna entre os próprios defensores, para a formação de lista tríplice e, em seguida, o envio dos nomes ao governador do estado, a quem cabe a escolha entres os três mais votados. No Conselho Superior, as oito cadeiras são ocupadas pelos mais votados.

Lista definitiva

Como não houve impugnações, na última quinta-feira (9) a Comissão Eleitoral divulgou a lista definitiva com os nomes dos candidatos aptos (por ordem alfabética) a participarem tanto da eleição para o cargo de Defensor Público-Geral quanto para ocuparem vagas no Conselho Superior (biênio 2024/2026). O conteúdo pode ser consultado no Diário Oficial.

Defensor(a) Público(a)-Geral:

1- Caroline Pereira de Souza
2- Messi Elmer Vasconcelos Castro
3- Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa

Membros do Conselho Superior

1ª Classe:
1- Ana Regina Souza
2- Eduardo César Rabello Ituassú
3- Manuela Cantanhede Veiga Antunes

2ª Classe:
1- Antonio Cavalcante de Albuquerque Junior
2- Arlindo Gonçalves dos Santos Neto
3- Larisse Silva Oliveira
4- Newton Ramon Cordeiro de Lucena
5- Marcelo da Costa Pinheiro
6- Thiago Nobre Rosas

3ª Classe:
1- Ellen Cristine Alves de Melo
2- Gabriel Herzog Kehde
3- Inácio de Araújo Navarro
4- Lorena Torres do Rosário
5- Oswaldo Machado Neto

4ª Classe:
1- Lucas Fernandes Matos
2- Murilo Menezes do Monte
3- Murilo Rodrigues Breda
4- Renata Visco Costa de Almeida

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Pular para o conteúdo