Pauta principal foi o alinhamento dos fluxos entre as unidades psicossociais (Foto: Evandro Seixas-DPE/AM)
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa), realizou uma reunião com representantes da Rede de Assistência e atendimento em saúde mental, nesta quarta-feira (30), para alinhar demandas e melhorar a oferta dos serviços no Estado e Município.
“A Defensoria recebe várias demandas sobre saúde mental, então identificamos a necessidade de chamar os atores da Rede de Atenção Psicossocial, tanto estadual quanto municipal, porque entendemos que se faz necessário um alinhamento de fluxo para que os encaminhamentos ocorram da forma adequada entre as diversas unidades de saúde mental”, disse o defensor público Arlindo Gonçalves, coordenador do Nudesa.
A reunião debateu assuntos como a melhoria no atendimento de pacientes de saúde mental, a partir da necessidade de adequação das unidades, como a implantação dos leitos de retaguarda, além de pontuar sobre as medidas de acolhimento, o direito à acompanhante e casos individuais.
Estiveram presentes na reunião a diretora geral do Centro de Saúde Mental do Amazonas (CESMAM), Raimunda Pinheiro; a gerente da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Amazonas, Maria Antonieta Dias; a diretora do Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz (CRDQ), Fábia Rosa; a gerente da RAPS de Manaus, Jeane Silva; o diretor do Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas (CAPS AD), George Amaro; a coordenadora do Complexo Regulador do Estado, Nayara Moraes; o secretário executivo adjunto de urgência e emergência, Luan Pedrosa, e a secretária executiva adjunta de Políticas Públicas de Saúde, Neylane Gonçalves, da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
Para a próxima reunião, que será realizada em outubro, as instituições ficaram responsáveis pela apresentação de dados para dar continuidade nas discussões.
Sobre a Defensoria
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas é uma instituição cuja função é oferecer, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica às pessoas que não possuem condições financeiras de pagar as despesas de uma ação judicial ou extrajudicial. Além disto, a Defensoria promove a defesa dos direitos humanos, direitos individuais e coletivos e de grupos em situação vulnerável. A instituição não cobra por nenhum dos seus serviços.
Além das unidades distribuídas pela capital, A DPE-AM conta com 12 polos (Polo do Juruá funciona com atendimento virtual) no interior, cinco Unidades Descentralizadas do Interior (UDIs) e mais quatro sedes na Região Metropolitana. Em 2022, foram registrados mais de 800 mil atendimentos nas áreas cível, criminal e de família, um salto de mais de 40% de crescimento, comparado com 2021.
CANAL EXCLUSIVO PARA A IMPRENSA
Faça parte da comunidade DPE Notícias, pelo WhatsApp, o novo canal exclusivo para jornalistas criado pela Defensoria Pública do Amazonas para a distribuição de releases, fotos, vídeos e outros conteúdos para a imprensa.
Para entrar, basta acessar o link https://chat.whatsapp.com/F39Xrs2JRiJKXytK8hJw9m
Texto: Isabella Lima
Foto: Evandro Seixas-DPE/AM