Equipamentos vão auxiliar nos atendimentos jurídicos prestados às pessoas privadas de liberdade e seus familiares (Divulgação-DPE/AM)

O Núcleo Prisional (NAP) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) adquiriu novos computadores e câmeras webcans que vão auxiliar nos atendimentos realizados no sistema prisional. A aquisição foi possível por meio de um convênio com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), da ordem R$de 1,5 milhão.
O defensor público Théo Eduardo Costa, coordenador do núcleo, explicou que os novos equipamentos vão fortalecer as ações já desenvolvidas dentro das unidades prisionais e garantir o acesso à Justiça gratuita e integral às pessoas privadas de liberdade e seus familiares, no campo jurídico e psicossocial.
“Os equipamentos já estão sendo instalados e com eles vai ser possível prestar um serviço mais eficiente aos nossos assistidos”, disse.
Desde 2019, o NAP atua diariamente nas unidades prisionais de Manaus, levando assistência jurídica gratuita não só aos internos provisórios, mas também aos condenados.
Entre as principais demandas, o Núcleo realiza o acompanhamento processual dos presos provisórios e definitivos, a fim de resguardar as garantias e direitos fundamentais da população carcerária, bem como garantindo também o direito à visita virtual dos familiares.
Texto: Kelly Melo
Foto: Divulgação-DPE/AM