Com inscrições gratuitas, evento acontece na semana do Dia das Mães, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora (Foto: Evandro Seixas-DPE/AM)
Na Semana das Mães, o Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos à Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) vai promover um ciclo de oficinas sobre empreendedorismo feminino, voltado não só às mulheres atendidas pelo núcleo, mas a toda a sociedade que deseja aprender mais sobre o tema.
A atividade será realizada nos dias 11, 12 e 13, no auditório da sede administrativa da DPE-AM, localizada na avenida André Araújo, 679, Aleixo, na Zona Centro-Sul de Manaus, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora. No primeiro dia, o evento acontece das 14h às 18h e nos demais, das 8h às 17h (com pausa para o almoço).
Para participar, as interessadas devem se inscrever, gratuitamente, por meio do link: https://forms.gle/7bbwWAonHYz1QLos9.
“O Nudem também tem o papel de trabalhar a prevenção contra a violência doméstica e nós entendemos que a autonomia econômica e financeira das mulheres é o trabalho que nós podemos desenvolver nesse sentido. Então, nós buscamos alcançar não apenas as mulheres vítimas, mas todas aquelas que queiram se conhecer melhor e se preparar para o mundo empreendedor, porque a partir do momento que essa mulher conseguir empreender, ela vai poder se sustentar e se livrar de um ambiente de violência”, explicou a defensora pública Caroline Braz, uma das organizadoras do evento.
As oficinas serão ministradas pela treinadora comportamental Kerle Campos, da Rede Mulher Empreendedora. Durante os três dias de evento, as participantes vão aprender, entre outros temas, a desenvolver uma marca pessoal para melhorar a comunicação; como aumentar a autoconfiança para liderar; como vender e criar uma rede de contatos; olhar o empreendedorismo como oportunidade de negócio; organizar as finanças pessoais e do negócio; realizar planejamento para aproveitar melhor o tempo. Ao todo, serão ministradas 10 oficinas, todas na modalidade presencial.
A nossa proposta é capacitar, apoiar e repassar, de fato, valores que possam incentivar a autonomia econômico-financeira da mulher. Isso é fundamental para que ela saia do ciclo de violência e seja dona das suas próprias decisões”, frisou.
Sobre o Nudem*
O Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) é a unidade da Defensoria responsável por ofertar assistência jurídica gratuita às mulheres em situação de violência doméstica. O Núcleo conta uma equipe multidisciplinar, sendo duas defensoras públicas, analistas jurídicos, assistentes sociais e psicólogo.
Além da assistência jurídica, o Nudem também atua com em atividades pedagógicas em escolas públicas e instituições parceiras, levando informações e tirando dúvidas do público-alvo. No ano passado, o núcleo lançou um guia rápido com informações sobre como solicitar medida protetiva e informações sobre as dúvidas mais frequentes durante o atendimento.
Texto: Kelly Melo
Fotos: Evandro Seixas-DPE/AM