Amazonas esteve representado pelo defensor público geral, Ricardo Paiva, e pela subdefensora geral, Manuela Veiga Antunes (Fotos: André Alves)

Em agenda com o ministro Alexandre Padilha, as Defensorias Públicas do Brasil receberam hoje, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, a garantia de que defensoras e defensores farão parte da reconstrução de políticas públicas em benefício da população em situação de vulnerabilidade.
A reunião com os representantes do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) ocorreu no Palácio do Planalto. O Amazonas esteve representado pelo defensor público geral, Ricardo Paiva, que é vice-presidente do Condege, pela subdefensora geral, Manuela Veiga Antunes, e o coordenador de Projetos e Programas da DPE-AM, Rodolfo Lôbo.
Durante o encontro, as Defensorias sustentaram o papel essencial que desempenham dentro de áreas habitadas pela parcela mais carente da população, além da atuação em comunidades ribeirinhas e indígenas.
O ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República assegurou que as Defensorias farão parte de uma agenda programática que fortaleça o acesso à Justiça e a garantia de direitos, “com diálogo permanente” entre as instituições. A pasta se comprometeu a ouvir os pleitos de cada defensor geral, individualmente.
“Estabelecer essa conexão com a Secretaria de Relações Institucionais do governo federal é essencial para que a gente possa criar parcerias e atender demandas sociais que só as Defensorias Públicas enxergam”, disse o defensor público geral do Amazonas, Ricardo Paiva.
“Realinhar parceiros estratégicos para a reconstrução de políticas públicas é a nossa principal missão. Para nós, a Defensoria tem um papel essencial. Vamos criar um canal permanente de interação com a instituição”, frisou Paulo Henrique Rodrigues Pereira, secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, ligado à pasta.

Texto e fotos: André Alves/DPE-AM