Defensores recebem placas de “Amigos do Idoso” nesta terça-feira (22)

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) foi uma das instituições homenageadas com o título “Amigo do Idoso”, promovido pelo Conselho Estadual do Idoso do Estado (CEI-AM), nesta terça-feira (22). O evento, que foi realizado na sede da DPE-AM, faz parte das comemorações de aniversário dos 26 anos do Conselho.

O defensor público geral, Ricardo Paiva, e o coordenador do projeto Defensoria Pública Digital, defensor Marcelo Pinheiro, receberam placas de homenagem pelos serviços prestados ao longo deste ano e por terem abraçado a causa da pessoa idosa, promovendo ações e parcerias a fim de fortalecer a rede de atendimento ao idoso.

Em setembro deste ano, a Defensoria realizou o seminário sobre violências contra a pessoa idosa, destacando principalmente a violência digital. Desde então, oficinas e rodas de conversas têm sido realizadas pela DPE-AM, em parceria com a Funati, não só para conscientizar os idosos sobre os riscos no mundo on-line, mas também para orientá-los sobre as condutas a serem adotadas no ambiente virtual.

“Hoje é dia de comemoração porque estamos sempre buscando projetos e iniciativas que possam contribuir positivamente na vida das pessoas idosas. E nós estamos batalhando, cada vez mais, para desenvolver metodologias diferenciadas para a inclusão do público da terceira idade no mundo digital e, assim, evitar que essas pessoas caiam em golpes e para que eles possam se conectar com outras pessoas”, afirmou Pinheiro, que também representou o defensor geral durante a solenidade.

Além dos defensores, outras autoridades foram agraciadas com o título de “Amigo do Idoso”, como o secretário de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Emerson Lima, e a deputada estadual Joana D’arc. “Eu tive o prazer de conhecer o projeto da Defensoria e posso dizer que ele é maravilhoso. A gente precisa pensar se o nosso estado, instituições e se nós mesmos estamos preparados para receber a pessoa idosa da melhor forma. Precisamos refletir sobre isso e estamos trabalhando, pois somos amigos de todos aqueles que chegam com boas ideias e querem implementá-las”, comentou a deputada.

Conselheiros e representantes de grupos e instituições que desenvolvem atividades com a pessoa idosa receberam ainda certificados pelos relevantes serviços realizados durante o ano.

Emocionada, a presidente do CEI-AM, Kennya Brito, destacou e agradeceu a força de vontade e o companheirismo de todas as instituições e grupos que lutam pelos direitos da pessoa idosa e falou sobre a importância de manter o fortalecimento da rede de assistência.

“Estivemos aqui para reconhecer e agradecer a cada um que tem trabalhado ao nosso lado, pelo envolvimento, pela responsabilidade e, sobretudo, pelo amor com a causa da pessoa idosa, porque não adianta termos todo um preparo técnico se não tivermos uma acolhida humanizada e amor de fato pela causa. Então, cada um de vocês está aqui porque verdadeiramente amam o que fazem e porque precisamos fortalecer a rede, para ampliar os serviços”, falou a presidente do CEI-AM.

Texto: Kelly Melo

Fotos: Evandro Seixas – DPE/AM

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Pular para o conteúdo