Defensoria realiza atendimentos em comunidade indígena

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Polo do Alto Rio Negro, com sede em São Gabriel da Cachoeira, realizou em parceria com a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) mais de 100 atendimentos na comunidade Boa Vista do Içana no dia 21 de maio.

Durante a ação, estiveram presentes as defensoras públicas Isabela Sales e Danielle Mascarenhas. O foco da ação consistiu nas áreas Cível e de Família, onde os assistidos puderam solicitar segunda via de certidão de nascimento, reconhecimento de união estável e registro nascimento tardio, por exemplo.

A defensora Isabela Sales comentou sobre a atividade. “Foi uma ação pensada pra comemorar o Dia do Defensor Público, pois é onde nós mais gostamos de estar, que é perto das pessoas e, nesse caso, de pessoas que não tinham como chegar até a sede do município”, afirmou.

De acordo com a defensora, uma dificuldade encontrada foi a comunicação. “No local se fala mais a língua geral. Mas o nosso atendimento contou com intérpretes, professores da comunidade que falam em nheengatu, além de tukano e baniwa. Nossas estagiárias, que são falantes dessas línguas, também participaram da ação e nos auxiliaram nos atendimentos”, explicou.

Além das comunidades, o município de São Gabriel da Cachoeira, onde está localizado o Polo Alto Rio Negro, possui 7 distritos. No ano de 2021, a Defensoria realizou mais de 350 atendimentos no Distrito de Pari Cachoeira e a ideia, segundo a defensora, é levar os serviços da instituição também a outras comunidades e distritos.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Pular para o conteúdo