A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) agora possui um reforço na segurança com a implantação da Assessoria Militar. Com um contingente de oito policiais militares, o setor é chefiado pelo tenente-coronel Fábio Honda.
Institucionalizada por lei, a Assessoria Militar tem como principal função atuar na segurança durante o expediente dos servidores e defensores públicos, supervisionando durante 24 horas a segurança física da Sede Administrativa, unidades descentralizadas, núcleos e polos de atendimento.
Em pouco tempo, a estruturação da Assessoria Militar, ocorrida em agosto, vem mostrando resultados. Houve ao menos três tentativas de furto frustradas em unidades da Defensoria em Manaus, além de intervenção e assessoramento em diversas demandas relacionadas à segurança predial e de membros e servidores.
Além de acompanhar o trabalho de servidores em geral e na parte operacional, a Assessoria Militar atua intermediando as relações entre a Defensoria Pública e os órgãos militares, estaduais e federais.
A Assessoria Militar também tem acompanhando as equipes da Defensoria que realizam ações junto às comunidades, por exemplo, além de auxiliar a Administração da DPE-AM no encaminhamento dos despachos com autoridades e com o público.
“Com tantas atribuições e funções, a Assessoria Militar pretende expandir seu contingente, já que essa ainda é a sua primeira formação dentro da DPE-AM”, ressalta o tenente-coronel Honda.
FOTO: Clóvis Miranda/DPE-AM