A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou a 12ª oficina do projeto “Filhos para Sempre”, nesta segunda-feira (20), no auditório da sede da instituição, localizada na Av. André Araújo, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul. A iniciativa visa orientar os pais de crianças e adolescentes para a solução de conflitos.
Voltada para o público que busca atendimento na DPE-AM para tratar questões relacionadas à convivência familiar, a oficina informar sobre educação em direitos sobre temas como parentalidade, guarda compartilhada, alienação parental e vantagens da conciliação na instituição.
De acordo com o defensor público Helom Nunes, responsável pelo projeto, cerca de 57 assistidos participaram da oficina. “Os assistidos, pais de crianças e adolescentes, foram convidados para a oficina do ‘Filhos para Sempre’ para participar de uma conversa sobre conflitos familistas. Sabemos que muita coisa na vida não é para sempre, como os relacionamentos, mas filho é um laço eterno. Precisamos ter o entendimento de que quando há filhos, o fim da relação não é o fim da família”, afirmou.
Projeto
O “Filhos para Sempre” é um programa desenvolvido pela 1ª Defensoria Pública de 1ª Instância de Família, que destaca as funções institucionais da Defensoria, buscando colaborar para a qualidade da assistência jurídica e satisfação a pessoas hipossuficientes atendidas.
Desde o início do programa, em setembro de 2023, um público superior a 261 assistidos foram contemplados pelas atividades em mais de 10 edições. Além disso, foi registrado o aumento do índice de acordos extrajudiciais firmados em mediação da DPE-AM, alcançando 95%.
Texto: Isabella Lima
Fotos: Márcio Silva/DPE-AM