Evento presencial, com abertura prevista para o dia 27 de fevereiro, propõe reflexões sobre juventude, trabalho e cuidado no ambiente institucional
O Centro de Estágio Acadêmico (CEA) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) promoverá, entre os dias 27 de fevereiro e 13 de março, o ‘I Seminário de Saúde Mental’, com uma programação organizada em três encontros temáticos voltados à reflexão sobre os desafios contemporâneos vivenciados por estagiários e residentes no início da trajetória profissional.
A realização do seminário, que ocorrerá no auditório da sede da Defensoria, localizada na avenida André Araujo, bairro Aleixo, parte da compreensão de que estudantes em formação e recém-inseridos no serviço público enfrentam pressões específicas, como expectativas institucionais e o processo de construção da identidade profissional.
Embora direcionado prioritariamente aos estagiários e residentes, o seminário também está aberto a defensoras e defensores públicos, servidoras e servidores, colaboradores e ao público externo interessado na temática, favorecendo a troca de experiências e a reflexão coletiva no contexto institucional.
Coordenadora do Centro de Estágio, a defensora pública Hélvia Castro destaca que a realização do seminário expressa uma preocupação permanente da DPE-AM com o bem-estar daqueles que estão em processo de formação.
“O Seminário de Saúde Mental reflete a preocupação institucional com a saúde mental dos nossos estagiários e residentes. A rotina na Defensoria é intensa e marcada pelo contato direto com situações de vulnerabilidade, o que exige não apenas preparo técnico, mas também equilíbrio psicológico”, disse.
“Cuidar da saúde mental dos nossos estagiários e residentes é também investir na formação de profissionais mais humanos, conscientes e preparados para oferecer um atendimento cada vez mais qualificado à população”, completa Hélvia Castro.

Escuta e desenvolvimento
De acordo com a psicóloga do CEA e organizadora do seminário, Ana Seixas, o evento dialoga diretamente com as demandas observadas no acompanhamento cotidiano de estagiários e residentes.
“A motivação veio do compromisso da Defensoria com o cuidado, a valorização dos estagiários e residentes e o bem-estar no ambiente de trabalho. Por estarem no início da trajetória profissional, eles lidam com questões emocionais que envolvem o desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, entendemos a importância de criar um espaço de escuta, diálogo e reflexão sobre saúde mental, juventude e os sentidos do trabalho”, explica.
Cronograma e participação on-line
O primeiro encontro ocorre no dia 27 de fevereiro, com o tema “Saúde Mental no Trabalho: Cenários e Desafios Contemporâneos”. A programação inclui mesa de abertura com representantes da Defensoria Pública e palestras que abordarão juventudes, formação profissional, bem-estar e equilíbrio emocional no início da carreira.
No dia 6 de março, o eixo será “Diversidade, Trabalho e Experiências Compartilhadas”, com palestra sobre empatia e inclusão nas instituições públicas e uma roda de conversa com estagiários do projeto “Nosso Coração Também é Azul”, dedicada ao compartilhamento de vivências e aprendizados.
O encerramento acontece no dia 13 de março, com o tema “Perspectivas e Prevenção em Saúde Mental”. As discussões envolvem psicopatologias contemporâneas, medicalização da vida, sentidos do trabalho ao longo da trajetória profissional e estratégias institucionais voltadas à prevenção do adoecimento psíquico. A programação inclui ainda uma atividade simbólica de encerramento, voltada ao compromisso coletivo com o cuidado.
O seminário terá transmissão simultânea em formato on-line, o que possibilita a participação de estagiários e residentes do interior do estado.
Entre os profissionais que integram a programação estão as psicólogas Ana Seixas e Roberta Lima; o administrador Kennedy Brandão; a psicóloga e pedagoga Lana Albuquerque; o psicólogo e farmacêutico Henrique Martins; a administradora Karen Alves; além das estagiárias de Psicologia Anna Luiza Martiniano e Emylly Thais Alves.
Texto: Aline Ferreira
Fotos: Divulgação/DPE-AM
