Integrando a quarta edição do Manaus Cidadã, a ação busca atender a população que enfrenta barreiras para comparecer durante a semana
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do projeto Defensoria Itinerante, participou da quarta edição do Manaus Cidadã 2025, promovida pela Prefeitura de Manaus. A ação social ocorreu no último sábado (27), na Escola Municipal Helena Augusta Walcott, localizada no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus, e registrou 57 atendimentos jurídicos gratuitos, refletindo a grande demanda da comunidade pelos serviços da Defensoria.
Os atendimentos concentraram-se principalmente nas áreas de Família e Registros Públicos, incluindo pensão alimentícia, divórcio, guarda de menores, reconhecimento e dissolução de união estável, investigação de paternidade, além de retificações e emissão de segunda via de certidões. A iniciativa possibilitou que moradores da região, especialmente aqueles que não conseguem se deslocar durante a semana, tivessem acesso facilitado à Justiça.
O coordenador do projeto Defensoria Itinerante, defensor público Danilo Germano, destacou que o contato direto com a comunidade reforça o papel social da instituição. Ele explicou que a ação descentraliza o atendimento, supera barreiras geográficas e socioeconômicas, promove uma escuta humanizada e empodera os cidadãos.
“A Defensoria Itinerante se diferencia do atendimento convencional porque vai ao encontro do cidadão. Cria um ambiente acolhedor, desburocratiza o acesso à Justiça e atua como um agente de transformação social, adaptando-se à realidade dos mais vulneráveis”, afirmou Danilo Germano.
Sobre a Defensoria Itinerante
A Defensoria Itinerante é um projeto da DPE-AM que percorre todo o Amazonas, incluindo bairros mais afastados de Manaus e comunidades do interior, oferecendo assistência jurídica àqueles que mais necessitam. Com foco em localidades que não dispõem de fóruns, a iniciativa visa facilitar o acesso à Justiça e oferecer suporte em demandas como registros públicos, questões familiares e direitos do consumidor.
Texto: Aline Ferreira
Fotos: Divulgação/DPE-AM