Iniciativa vai percorrer municípios do interior para conscientização sobre os direitos da pessoa com deficiência
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) está em Tefé, a 523 quilômetros de Manaus, para o lançamento do projeto “Caminhos da Inclusão”, iniciativa que vai percorrer os municípios do interior para conscientização sobre os direitos da pessoa com deficiência. A programação da atividade coordenada pela Escola Superior da Defensoria (Esudpam) iniciou nesta segunda-feira (22), com um encontro entre membros da instituição, representantes da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD), direção e famílias assistidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tefé (Apae), na sede da entidade.
“A nossa proposta é percorrer todo o interior, para reforçar a importância da inclusão social da pessoa com deficiência e começamos em Tefé, na sede da Apae, onde tivemos um bate-papo com pais, mães, amigos e pessoas com deficiência. Falamos sobre direitos e como acessar os serviços da Defensoria e, desta forma, cumprimos o nosso papel de ampliar o alcance da política inclusiva da instituição para os municípios do Amazonas”, afirmou o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa.
Atualmente, a Apae Tefé atende mais de 900 famílias de pessoas com deficiência. São três anos de atuação na defesa dos direitos, inclusão social e promoção da qualidade de vida de pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, a entidade oferece serviços como assistência social, atendimento e apoio a famílias, e encaminhamentos para serviços de saúde e educação.
“Foi um dia extremamente importante para a Apae de Tefé, porque a Defensoria, junto com a Secretaria da Pessoa com Deficiência, veio até a nossa casa para esclarecer aos pais e a nós, profissionais, quais os direitos que podemos buscar junto à instituição. Direitos na educação, no esporte, no lazer, no direito ao trabalho, direitos que muitas vezes somos privados de tê-los por falta de conhecimento”, avaliou a presidente da entidade, Denise Lucena.
“Agora sabemos como encontrar apoio na Defensoria e isso muito nos engrandece, enriquece a nossa fala, os pais entenderam o que devem buscar e que a Defensoria vem para trazer essa orientação”, completou a gestora.









Projeto
A primeira ação do “Caminhos da Inclusão” ocorre em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, e foi idealizada para promover atividades de reflexão e aproximação com a comunidade.
“Queremos ouvir os assistidos da Apae, os estudantes e gerar uma sensibilização para que Tefé seja uma cidade inclusiva e, assim, a Defensoria Pública vai cumprindo o seu papel de educar em direitos e cidadania”, pontuou o defensor público Helom Nunes, diretor da Esudpam.
Nesta terça-feira (23), a agenda segue com uma reunião com os alunos do Ensino Médio do Centro de Educação de Tempo Integral Hélio Bessa, na rua Pedro Coco, bairro Monte Castelo; além de uma palestra para alunos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Centro de Convivência do Idoso Manuel Armando da Silva Retto, na Estrada do Aeroporto.
O evento conta ainda com a participação do servidor da DPE-AM e militante da causa, Fábio Ricarte, do Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa). Ele apresenta a palestra sobre a perspectiva de quem vivencia os desafios da inclusão diariamente.
Atendimento humanizado
A defensora pública Karina Maria, que atua em Tefé, destaca que é fundamental explicar para a população que a Defensoria tem um trabalho de orientação, mas também pode ajudar na fiscalização e na busca ativa por esses direitos.
“Viemos fazer trabalho de conscientização e educação, reforçar que a Defensoria está ao lado da sociedade, pronta para atender, acolher, ouvir as demandas e auxiliar a população”, enfatizou a defensora pública.
Texto: Manuella Barros
Fotos: Junio Matos/DPE-AM