Criação do órgão auxiliar da DPE-AM visa garantir maior participação da sociedade civil nas ações da instituição, fortalecendo a transparência e a proximidade com os cidadãos
A Defensoria Pública Estado do Amazonas (DPE-AM) recebeu, na tarde de terça-feira (22), uma comitiva formada por ouvidores e representantes da sociedade civil para discutir a criação da Ouvidoria-Geral da instituição, um importante instrumento de aproximação com a população.
Representando da DPE-AM, estiveram presentes os defensores públicos Carol Carvalho, Danilo Germano e Juliana Mariano, que integram a comissão encarregada de elaborar projeto de regulamentação e implementação da Ouvidoria-Geral. Participaram da reunião representantes das ouvidorias das Defensorias Públicas do Acre e da Bahia, além de lideranças indígenas.
Durante a reunião, os defensores do Amazonas apresentaram suas principais frentes de atuação e relacionaram o trabalho com a importância da escuta do público atendido.
A defensora Carol Carvalho destacou a relevância do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), enquanto Danilo Germano, responsável pela Defensoria Itinerante, enfatizou os desafios enfrentados pelas populações indígenas e ribeirinhas em decorrência da crise climática.





“Nossa maior preocupação vai além da causa indígena. Também estamos focados em apoiar os povos ribeirinhos e interioranos, que estão sendo diretamente afetados pelas mudanças climáticas”, explicou Germano.
Soleane Manchineri, ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado do Acre e a primeira indígena a ocupar o cargo, ressaltou a importância do encontro. “Essa reunião foi fundamental para esclarecer dúvidas sobre o acesso aos serviços e fortalecer o diálogo com a sociedade civil organizada. Firmamos um encaminhamento para realizar um seminário sobre emergências climáticas”, destacou.
Soleane, que é da etnia Manchineri e tem mandato até 2026, avaliou a visita como um sucesso. “Conseguimos cumprir nosso objetivo de promover o diálogo entre a Defensoria e as lideranças comunitárias”.
A criação da ouvidoria externa visa garantir maior participação da sociedade civil nas ações da Defensoria Pública, fortalecendo a transparência e a proximidade com os cidadãos.
O encontro também contou com a participação da assessora do Fórum de Educação Escolar e Saúde Indígena do Amazonas (FOREEIA), Ana Paula Deniz, líder do povo Mura; Mel Mura, Analista de Responsabilidade Social do Coletivo de Mulheres Mura Manawara; Erimar Satere, estudante indígena; de Eliel Sateré, liderança do povo Sateré-Mawé, e da ouvidora adjunta da Defensoria Pública do Estado da Bahia. Rutian Pataxó.
Texto: Tayara Wanderley
Foto: Allan Leão/DPE-AM