Representando a Defensoria Pública do Estado do Amazonas, a defensora Carol Carvalho, esteve em Teresina, Piauí, para participar do II Fórum Nacional das Defensorias Públicas para a Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (II FONADEM). O evento, realizado nos dias 06 e 07 de junho, foi uma idealização da Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege).
O Fonadem é organizado Pelo Núcleo Especializado de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Nudem) da DPE-PI e pela Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Piauí (Esdepi). Na leitura da defensora Carol Carvalho, que atua junto à Procuradoria Especial da Mulher instalada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o encontro é uma oportunidade para potencializar conhecimento e trocas de experiências.
“Esse Fórum representa união, aprimoramento e avanço nas pautas em defesa das mulheres. Nós conhecemos as dificuldades das nossas instituições, bem como a realidade das nossas assistidas e esse encontro é uma excelente troca de experiências: oportunidade em que analisamos as experiências que não deram certo, mas também é um precioso momento para aprendermos e levarmos para nossa Defensoria de origem diversas experiências exitosas”, avalia a defensora.
Lideranças femininas
Com a participação de vários nomes do âmbito jurídico e executivo, principalmente, às ligadas ao enfrentamento à violência contra a mulher, o evento também reuniu várias lideranças femininas que destacaram a importância da luta em defesa quantos aos direitos dessa parcela população.
A defensora pública Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, diretora de Assuntos Institucionais da Associação Piauiense de Defensoras e Defensores Públicos, (Apidep), A defensora pública geral do estado do Piauí, Carla Yácar Belchior,a Subdefensora Pública Geral e titular da 2ª Defensoria Pública do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência de Teresina, Verônica Acioly de Vasconcelos e a socióloga, feminista e ativista de Direitos Humanos, Vilma Maria dos Santos Reis foram alguns dos nomes presentes no encontro.
Durante o Fórum, foram discutidos temas relevantes como “A Defensoria Pública e sua atribuição de assistência qualificada às vítimas hipervulnerabilizadas: mulheres em situação de violência de gênero, crianças e adolescentes e vítimas de racismo”, tendo como facilitadora a doutora e mestre em Direito na linha de pesquisa Direitos Humanos, Sociedade e Arte. Lívia de Meira Lima Paiva, e como mediadora a Defensora Pública Maria Matilde Alonso, Coordenadora NUDEM do Rio de Janeiro.
A presidenta da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Rivana Ricarte, destacou em participação virtual, a união feminina para a construção e promoção de direitos.
“(…)Falo da esperança que cada uma de nós temos para promoção dos direitos das mulheres em todos os espaços que a gente está. Nossa fortaleza, nossa força é sermos nós mesmas assumindo também nossas vulnerabilidades. O espaço político institucional feminino deve ser palavra de ordem em nossas instituições”.