Nudeca reúne especialistas no 1º Simpósio de Garantia da Saúde Mental de Crianças e Adolescentes

A rede de saúde mental no AM e ataques em escolas foram temas abordados no primeiro dia do evento

O Núcleo de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Nudeca) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) reuniu, nesta quinta-feira (28), especialistas de diversas áreas que atuam com o público infanto-juvenil para realizar o I Simpósio de Garantia da Saúde Mental de crianças e adolescentes. O evento, realizado na sede administrativa da DPE-AM, teve como objetivo compartilhar conhecimento e experiências, além de capacitar os agentes que atuam com esse público.

No primeiro dia do Simpósio, estiveram presentes palestrantes de diversas áreas de atuação, entre eles, o professor doutor da Ufam Marck Torres e a psicóloga da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (SES- AM) Lilian Donato. Eles abordaram sobre “Aspectos clínicos dos ataques em escolas envolvendo crianças e adolescentes” e “A rede de saúde mental no Amazonas”, respectivamente.

“Desenvolver protocolos de segurança nas unidades escolares vai facilitar para que toda a comunidade saiba como agir em casos de ataques. Além disso, é importante que a gestão desenvolva estratégias de prevenção que olhem pro individual, mas também para a família, para a comunidade e abordar formas de lidar com essa situação de um modo geral”, destacou Marck Torres.

Para a coordenadora do núcleo, defensora pública Stéfanie Sobral, a abordagem multidisciplinar de temas relacionados à saúde infanto-juvenil é necessária para que a comunidade, em geral, esteja alerta ao tema. “A obrigação de estar alerta aos sinais que as crianças e adolescentes nos dão não é só da família. Toda a sociedade e o estado precisam estar alertas. E é por isso que a gente trouxe palestrantes de diversas áreas para abordar temas que não se limitam apenas à questão do Direito”, afirmou.

2º dia do Simpósio

Nesta sexta-feira (29), quem se inscreveu para o evento, poderá acompanhar o segundo e último dia do Simpósio, que será de 9h às 17h, com abertura cultural do grupo “Os sopraninos”, seguido de palestras com temas relacionados à busca do fortalecimento das estratégias de proteção e a complexidade dos efeitos da violência contra crianças e adolescentes.

Texto: Rayssa Coutinho
Fotos: José Augusto Souza

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Pular para o conteúdo