O treinamento é fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA) para adequar as técnicas e estratégias na atuação dos profissionais
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) recebeu psicólogos da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA), do Centro de Atenção Psicossocial Silvério Tundis e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) para o Treinamento em Manejo Clínico de Pacientes com Desregulação Emocional Global que Apresentam Comportamentos de Risco de Suicídio e Autolesivos e/ou Transtorno de Personalidade Borderline.
“A semana de treinamentos propõe ajudar na prevenção do comportamento suicida, devido ao aumento das taxas de suicídio. Esse comportamento é potencializado pelas novas tecnologias, então o que vemos hoje é uma percepção deturpada da realidade por conta das redes sociais, principalmente em jovens, além disso o uso das tecnologias também tem relação direta com os casos de violência nas escolas, por conta da exclusão, cancelamentos e cyberbullyings. A educação em direitos, que é função legal da Defensoria, engloba a educação em direitos na era digital, seja para a inclusão ou prevenção”, explica o defensor público Marcelo Pinheiro.
A capacitação iniciou na última terça-feira (25) e tem duração de 4 meses, realizada uma semana por mês, em período matutino e vespertino, na sede da DPE-AM e na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM).
“Com esse curso, a SEMSA, através da Gerência de Assistência Especializada e Divisão da Rede de Atendimento Psicossocial, busca capacitar os nossos profissionais para que possam fazer o atendimento voltado para essa demanda que é crescente. Existe um aumento nos números de casos de violência nas escolas e em espaços público, além disso, recebemos muitos adolescentes e adultos com ideação suicida. Então vimos a necessidade de uma capacitação para melhorar o atendimento”, disse a psicóloga e gerente de Assistência Especializada da SEMSA, Efthimia Simões.
O conteúdo programático engloba temáticas como estratégias, protocolos e técnicas para a atuação dos psicólogos em casos de comportamentos suicidas e autolesivos, assim como compreende as especificidades nos atendimentos a indígenas, infantojuvenil, idosos, comunidade LGBTQIA+, entre outros assuntos.
Sobre a Defensoria
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas é uma instituição cuja função é oferecer, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica às pessoas que não possuem condições financeiras de pagar as despesas de uma ação judicial ou extrajudicial. Além disto, a Defensoria promove a defesa dos direitos humanos, direitos individuais e coletivos e de grupos em situação vulnerável. A instituição não cobra por nenhum dos seus serviços.
Além das unidades distribuídas pela capital, hoje são 12 polos (Polo do Juruá funciona com atendimento virtual) no interior, cinco Unidades Descentralizadas do Interior (UDIs) e mais quatro sedes na Região Metropolitana. Em 2022, foram registrados mais de 800 mil atendimentos nas áreas cível, criminal e de família, um salto de mais de 40% de crescimento, comparado com 2021.
CANAL EXCLUSIVO PARA A IMPRENSA
Faça parte da comunidade DPE Notícias, pelo WhatsApp, o novo canal exclusivo para jornalistas criado pela Defensoria Pública do Amazonas para a distribuição de releases, fotos, vídeos e outros conteúdos para a imprensa.
Para entrar, basta acessar o link https://chat.whatsapp.com/F39Xrs2JRiJKXytK8hJw9m