Francisco Patrick Barbosa Chagas e Ivan Coutinho Vieira vão atuar nos municípios de Iranduba e Manicoré, respectivamente (Fotos: Evandro Seixas-DPE/AM)
O defensor-público geral do estado, Ricardo Paiva, empossou, nesta terça-feira (02), dois novos servidores aprovados em concurso público. Francisco Patrick Barbosa Chagas e Ivan Coutinho Vieira vão atuar nos municípios de Iranduba e Manicoré, respectivamente.
A cerimônia aconteceu no auditório da sede da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), na avenida André Araújo, bairro Aleixo, em Manaus, e além dos novos servidores, contou com a presença dos familiares e da diretora de Gestão de Pessoas, Edineida Gato.
Aprovado para o cargo de analista jurídico na sede de Iranduba, Francisco Patrick Barbosa Chagas iniciou o seu discurso enfatizando a importância das mães no crescimento de cada indivíduo, em homenagem ao mês dedicado a elas. Ele também parabenizou a atuação da Defensoria no interior do Amazonas, destacando o acolhimento e a diversidade.
“Observo o empenho da Defensoria em assistir toda a sociedade. Eu me sinto representado e respeitado em minha essência pela instituição, que possui um viés plural. Desde o combate a LGBTfobia a inclusão de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), a pluralidade se faz presente aqui”, disse.
O servidor Ivan Coutinho Vieira, aprovado no cargo de assistente técnico administrativo em Manicoré, também agradeceu a oportunidade e afirmou que está feliz em poder fazer parte da Defensoria amazonense e poder contribuir com a população no interior.
Em seu pronunciamento, Ricardo Paiva destacou a função dos servidores em entregar um trabalho democrático e plural, alcançando os cidadãos em toda extensão territorial do estado. “A Defensoria conta hoje com 12 polos no interior, priorizando a proximidade com a população ao perenizar o serviço e o acesso à Justiça. E o nosso papel é fundamental para empoderar a população interiorana, além de conseguir atender uma infinidade de pessoas e mudar realidades”, afirmou.
O defensor geral destacou que, em 2022, a Defensoria atendeu mais de 800 mil pessoas em todo o Amazonas, o que se caracteriza como um desafio para os servidores. “E, neste dia de comemoração, é preciso que os novos servidores compreendam o papel transformador da Defensoria”, complementou.
Texto: Isabella Lima