Alunos de escola municipal do Tarumã participam do projeto Defensores Mirins

Nesta edição, projeto levou o tema de meio ambiente para as atividades

“Incrível”, “maravilhoso”. Essas foram algumas das palavras utilizadas pelos estudantes do 5º ano da escola municipal Irmã Serafina Cinque, localizada no bairro Tarumã, ao conhecerem de perto a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). A iniciativa faz parte do projeto Defensores Mirins, que nesta edição trabalhou com a temática de meio ambiente. Aproximadamente 30 crianças, entre 10 e 11 anos, participaram das atividades.  

Na quinta-feira (23), o grupo visitou a sede da Defensoria para conhecer um pouco mais sobre como funcionam os trabalhos da instituição. Eles conheceram o defensor geral, Ricardo Paiva, tiraram fotos vestindo com o colete oficial da Defensoria e receberam certificados pela participação.  

Antes disse, na segunda-feira (20), a equipe dos Defensores Mirins esteve na escola municipal Irmã Serafina Cinque, onde pôde interagir com as crianças, ensinando conceitos de direitos e deveres de forma lúdica, além de explicar sobre a importância do defensor público no dia a dia das pessoas. Durante as atividades, as crianças puderam elaborar desenhos sobre como defender o meio ambiente. 

Para a pequena Maria, a experiência de participar do projeto e receber o certificado de defensora mirim foi especial. “Fiquei nervosa na hora de receber o certificado, mas agora me sinto muito feliz”, completou a estudante.  
 
Durante seu discurso, a defensora pública Carolina Carvalho se emocionou ao falar da alegria de fazer parte do projeto.  “Quando olho para eles, eu me vejo enquanto criança e fico muito grata à Defensoria pela existência desse projeto. Para eles, tudo é incrível e isso me faz pensar o quanto nós, defensores, podemos ser uma porta de oportunidades para essas crianças”, afirmou ela, que coordena do projeto.  
 
Para o defensor público-geral, Ricardo Paiva, o encontro foi de muito aprendizado, não só para as crianças, mas também para a Defensoria, e pediu que as crianças levassem para seus amigos e familiares a missão importante que a DPE-AM desempenha na sociedade. 

Para a professora Neila Silveira, a oportunidade de levar os alunos para uma experiência fora da sala de aula foi satisfatória. “É algo novo para eles, além de ser uma oportunidade de sair da teoria e ir para a prática. Então, eles ficaram empolgados e, com certeza, aprenderam bastante sobre a defesa ao meio ambiente e sobre a importância da Defensoria”, disse.   

“A participação no projeto serve como inspiração para eles conhecerem mais sobre a carreira de defensor e influenciar na escolha, futuramente, de uma profissão. Mas também é um marco, porque estamos dentro de uma área de preservação ambiental e trazer o tema do meio ambiente os incentiva ainda mais a protegerem o que está ao redor da comunidade”, comentou a diretora da escola, Nelma Andrade.   

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Pular para o conteúdo