Em alusão ao mês internacional de luta das mulheres, evento teve a proposta de esclarecer sobre os direitos que as amparam no contexto brasileiro
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) promoveu, na tarde desta quarta-feira (15), mais uma edição do projeto “Roda das Marias” em parceria com o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados.
A defensora pública Stéfanie Barbosa Sobral e a assistente social Márcia Moraes, do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) conversaram com o público sobre os direitos das mulheres e meninas imigrantes e refugiadas.
“As mulheres imigrantes têm uma vulnerabilidade grande, dentre outros fatores, por não estarem em seus países de origem e encontrarem uma barreira linguística. Além disso, elas também desconhecem a legislação brasileira e os direitos que as amparam. Esse evento tem como principal objetivo divulgar os serviços da Defensoria, para que possamos contribuir na construção de uma sociedade mais igualitária e livre para as mulheres”, afirmou a defensora pública.
Durante o evento, foram realizadas rodas de conversa e dinâmicas para abordar sobre a violência de gênero e as leis de proteção no contexto brasileiro, buscando o fortalecimento e empoderamento feminino.
O que é o Nudem?
O Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher foi criado para oferecer assistência e orientação jurídica gratuita às mulheres em situação de violência de gênero que não possuam condições de pagar por estes serviços com a contratação de advogado particular. O atendimento ao público é feito através do aplicativo TELEGRAM, pelo telefone (92) 98417-3249.
TEXTO: Giovanna Andrade
FOTOS: Evandro Seixas-DPE/AM