Defensores Mirins leva noções de direitos e deveres a alunos da rede pública de ensino, em Manaus

“Participar desse projeto foi maravilhoso, porque aprendi bastante sobre os direitos e deveres das crianças. E a educação é um direito nosso”. As palavras são da estudante Isabele Cristina, de apenas 11 anos, que nesta quarta-feira (14) participou da 2ª edição do projeto Defensores Mirins. O objetivo do projeto é levar de forma lúdica, a alunos da rede pública de ensino, noções básicas sobre direitos e deveres, além de tirar dúvidas sobre o papel da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).

Nesta edição, a iniciativa esteve na escola municipal Maria das Graças Andrade Vasconcelos, localizada no bairro Alvorada, na Zona Centro-Oeste de Manaus. Ao todo, mais de 40 estudantes de 10 e 11 anos participaram das atividades, realizadas durante dois dias.

Na terça-feira (13), com a utilização de placas coloridas e brindes para quem acertasse os direitos e deveres básicos dos cidadãos, a equipe do projeto prendeu a atenção das crianças, que se mostraram muito participativas em sala de aula. A defensora pública Carolina Carvalho e a equipe fizeram uma associação entre os super-heróis da “Liga da Justiça” e as missões que fazem parte do dia a dia da Defensoria.

Os alunos também receberam a cartilha “Defensores Mirins”, produzida pelo projeto com linguagem acessível e que aborda o que é a Defensoria e noções de direitos. “A gente pensa que está fazendo algo para eles, mas no fim, são eles que acabam contribuindo com a gente. É uma alegria colaborar com a vida dessas crianças”, afirmou a defensora.

“É uma iniciativa fantástica. Quem dera que chegasse a todas as escolas, porque além de promover a cidadania, vem para trazer a realidade para eles e mostrar que é possível também sonhar e se dedicar a profissões que possam contribuir com a sociedade. Muitos já têm um entendimento e agora podem saber que a Justiça existe para atender a eles. O projeto torna a Defensoria algo mais próximo, mostra que é acessível para eles”, afirma a diretora da escola, Raquel Thomé.

Certificação

Já na quarta-feira (14), as crianças tiveram a oportunidade de conhecer a sede da DPE-AM, visitar locais de atendimento, conversar com os defensores da instituição e receber certificados pela participação.

O pequeno Kauã Diego, 11, disse ter se surpreendido com tudo o que viu. “Foi incrível conhecer a Defensoria e conversar com os defensores. Nunca imaginei que poderia conhecer um lugar como esse. Estou feliz por estar aqui”, comentou.

A estudante Isabele Cristina, 11, afirmou que sonha em ter uma carreira na área jurídica e que ser defensora, a partir de agora, será uma possibilidade para ela. “Eu penso em ser policial ou advogada, porque eu gosto de falar sobre direitos. Agora vou incluir na minha lista ser defensora também”.

A pequena Erika Brita, 10, também afirmou que a atividade foi esclarecedora e animada, sobretudo educativa. “Aqui a gente aprendeu sobre direitos, sobre educação, sobre respeito. Vou sair daqui muito feliz”, disse.



  • Para o defensor público geral, Ricardo Paiva, a segunda edição do Defensores Mirins foi um sucesso. “Nós aprimoramos, trouxemos outros elementos e percebemos o contentamento das crianças em conhecer a Defensoria. Aqui falamos sobre o direito à liberdade, o direito de sonhar, sim, porque eles podem sonhar em ser o que quiserem. Então, é uma forma de apresentar a Defensoria e mostrar que nós estamos do lado deles”, finalizou.

Expansão

Para participar do projeto Defensores Mirins, a escola interessada deve preencher o formulário no site da DPE-AM https://bit.ly/3qZkMD3DEFMIRINS.

“Preenchendo as informações, a equipe vai analisar a possibilidade, verificar a logística, para levar o projeto até o local”, explicou a coordenadora do projeto, defensora pública Carolina Carvalho. Segundo ela, a ideia é levar a iniciativa também para o interior do estado.

Texto: Kelly Melo e Márcia Guimarães

Fotos: Márcia Guimarães e Evandro Seixas – DPE/AM

Sonora: Defensora Pública Carolina Carvalho, coord. do projeto Defensores Mirins

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Skip to content