A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) prestigiou a posse dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), realizada nesta segunda-feira (04), no Teatro Amazonas. A nova gestão passa a ser presidida pelo desembargador Flávio Pascarelli, que ficará no posto até janeiro de 2023.
O evento foi realizado em formato híbrido e conduzido pelo desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira, que concluiu o mandato de presidente da Corte Estadual. A solenidade contou com a participação de diversas autoridades de todas as esferas, entre elas o governador, Wilson Lima, e o prefeito de Manaus, David Almeida. Em seu discurso, defensor público-geral, Ricardo Paiva, reforçou os votos de felicidade e sucesso à nova presidência e destacou o acesso à Justiça pelos mais necessitados.
“Precisamos aqui reconhecer o exímio trabalho realizado pelo desembargador Chalub, em meio à maior crise sanitária já vivida na história da humanidade, e desejar sucesso a essa nova gestão, onde cada um reúne todos os atributos de grandes líderes. E para se ter acesso à Justiça, é importante que nunca se esqueçam dos excluídos digitalmente que são, em sua essência, representados pela Defensoria Pública. E que a gente possa ter sempre um Judiciário, um Ministério Público e uma Defensoria fortes”, disse Paiva.
Além de Pascarelli, a desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo tomou posse como vice-presidente do TJAM; e o desembargador Ernesto Anselmo Queiroz Chíxaro foi empossado como corregedor-geral de Justiça.
Os três magistrados foram aclamados em sessão do Pleno realizada no dia 12 de abril deste ano. O mandato de apenas seis meses, que será concluído em 2 de janeiro de 2023, foi instituído para permitir que, a partir de então, todas as gestões do Judiciário amazonense comecem no início do ano e não mais em julho, o que dificultava a administração e o exercício financeiro do período.
“É com grande contentamento que retorno à presidência do Tribunal de Justiça, com a missão de dar continuidade ao que foi feito até aqui. E embora a minha permanência seja por um curto espaço de tempo, procurarei dar continuidade aos trabalhos de forma exitosa, com motivação e transparência”, finalizou o novo presidente do TJAM.
TEXTO: Kelly Melo
IMAGENS: Evandro Seixas/DPE-AM