O defensor Público Geral do Amazonas, Ricardo Paiva, foi eleito, na manhã desta quinta-feira (9), vice-presidente do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais. O mandato dura um ano.
A eleição ocorreu em Palmas, no encerramento da gestão de Estellamaris Postal, defensora pública-geral do Tocantins e, até então, presidente do CONDEGE. Em seu lugar, no comando do Conselho, assumiu Florisvaldo Fiorentino, defensor público geral de São Paulo.
Em sua despedida da função no colegiado, Estellamaris Postal prestou contas do trabalho realizado durante o último ano e os esforços para consolidar a Defensoria Pública do Brasil no espaço democrático de direito.
Estellamaris pediu “coesão” dos colegas na missão de representar a instituição nos estados, e nas pautas no Congresso Nacional, lembrando que “a política é o combustível da democracia”.
Ricardo Paiva afirmou que o Colégio Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais seguirá incumbido da tarefa de fortalecer as prerrogativas da Defensoria. Ele também elogiou o trabalho realizado por Estellamaris Postal.
“A ideia da nossa chapa, sobretudo do presidente, doutor Florisvaldo, é continuar nesse processo de fortalecimento das Defensorias Públicas no Brasil, de uma forma geral, e a interlocução com as outras carreiras e instituições. A gente sabe que o acesso à justiça efetivo acontece quando se tem uma Defensoria forte”, sustentou Ricardo Paiva.
CHAPA
Além Florisvaldo Fiorentino e Ricardo Paiva, eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente do CONDEGE, também tomaram posse João Paulo Carneiro, defensor público geral do Pará, no cargo de secretário; Patrícia Elias Cozzolino, defensora pública geral do Mato Grosso do Sul, no cargo de secretária adjunta; e André Ribeiro Giamberardino, defensor público geral do Paraná, que será coordenador de comissões.
Texto e Fotos: André Alves/DPE-AM