A Defensoria Pública do Estado Amazonas (DPE-AM) realizou uma ação, nesta sexta-feira (08), na comunidade São Francisco do Caramuri, situada na região do Baixo Rio Preto, área rural do município de Manaus.
A ação foi realizada pelo projeto Defensoria Itinerante a pedido dos moradores da comunidade, e voltada para o atendimento de pessoas com problemas de registro público e ações de direito de família, como pedidos de segunda via e restauração de pedido civil. A população também teve acesso a serviços de saúde, realizados por entidades parceiras.
O coordenador do projeto itinerante, defensor público Danilo Germano, falou sobre a dificuldade de ações em comunidades mais afastadas. “A ação foi bem peculiar porque é uma comunidade bem isolada, que fica na beira do Rio Negro concentrando outras comunidades no entorno, para chegar tivemos que ir até o km 135 da AM-010 e depois pegar um ramal por 1h30min que não estava em sua melhor condição, por conta das chuvas.”
O defensor completa que mesmo com dificuldades, o assistido ainda busca o atendimento. “As condições climáticas poderiam ter afastado os assistidos, mas mesmo assim houve uma quantidade grande de atendimentos”.
Foram mais de 130 atos realizados com a presença de outros órgãos como o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE), Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto da Eva (Semsa) e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).